RS permanece recordista no número de inscrições para o 11º ciclo de cursos à distância da Senasp em todo o Brasil
O Rio Grande do Sul, mais uma vez, é recordista no número de inscrições para o ciclo de cursos à distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão ligado ao Ministério da Justiça. Abertas no último dia 14 de janeiro, as inscrições para o 11º ciclo continuarão acessíveis até o dia 3 de fevereiro.
Na primeira semana, o estado gaúcho já enviou para o site do Ministério da Justiça um total de 3.119 inscrições para os 20 cursos oferecidos. Desde o 8º ciclo, de 7 de maio a 15 de julho de 2007, o RS mantém o primeiro lugar no número de inscrições.
A Rede possibilita aos policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais, policiais federais e rodoviários federais, a educação continuada, integrada e qualificada de forma gratuita.
A novidade neste ciclo é a inclusão de cinco novos cursos: Crimes Ambientais, Polícia Comunitária, Português Instrumental, Redação Técnica e Identificação Veicular. Até o momento, a preferência dos servidores gaúchos é para os cursos de “Identificação Veicular”, seguido do curso “Local de crime – isolamento e preservação”. Depois do RS, o estado com maior interesse nos cursos é Pernambuco, 2.178 inscrições. Bahia é o terceiro com 1.916 e São Paulo em quarto com 1.572.
Os cursos à distância oferecidos neste 11º ciclo são os seguintes: Tráfico de Seres Humanos; Violência, criminalidade e prevenção; Formação de tutores; Uso progressivo da força; Uso da informação na gestão da Segurança Pública; Formação de formadores da Polícia Federal; Busca e apreensão; Emergencista pré-hospitalar; Identificação veicular; Crimes ambientais; Local de crime – isolamento e preservação; Direitos humanos; Saúde ou doença: de qual lado você está? Mulher vítima de violência doméstica; Combate à lavagem de dinheiro; Formação de formadores – Senasp; Técnicas e tecnologias não letais de atuação policial; Gerenciamento de crises; Polícia comunitária; Redação oficial e Português instrumental.
O treinamento e capacitação dos servidores está no Planejamento Estratégico da SSP e é uma das metas estabelecidas pelo secretário José Francisco Mallmann. As ações executadas pela Secretaria se revelam por meio do aumento considerável de 900 inscritos em fevereiro de 2007, para os 3.300 em outubro do mesmo ano. A meta para este ciclo é chegar a seis mil matrículas.
Os interessados devem realizar a inscrição através do site www.mj.gov.br/ead, até o dia 3 de fevereiro. Os alunos já cadastrados no sistema podem escolher até dois cursos, já os alunos novos apenas um.
Qualquer dúvida pode ser sanada através dos telefones do Centro de Ensino à Distância (Cead) 51 32881918, 32887017, 32887027 ou pelo e-mail [email protected] com a escrivã de Polícia Jaqueline, ou com o capitão Mohr, gestor do Cead.