Tema da campanha é “Para Manter Ossos Sempre Fortes É Preciso Prevenir” e doença já atinge 10 milhões de brasileiros. A osteoporose atinge mulheres, homens, idosos, crianças e adultos.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Neste sábado, dia 22, o Ministério da Saúde lançou uma mobilização para a prevenção à osteoporose. A mobilização foi feita no Parque da Cidade, no Rio de Janeiro, com objetivo de conscientizar brasileiros e buscar a prevenção da doença já na infância.
A osteoporose é uma doença que deixa os ossos fracos a ponto de quebrarem ao mínimo esforço, tendo diversas formas. Entre elas, estão a pós-menopausa, a senil, a secundária – que atinge pessoas com doença renal hepática –, endócrina, hematológica ou que usam medicamentos como corticoides.
O tema da campanha é “Para Manter Ossos Sempre Fortes É Preciso Prevenir” e mostra que a doença pode aparecer já na infância. “Queremos mostrar a importância do fortalecimento dos ossos com hábitos saudáveis desde cedo. Por isso, é importante a conscientização. Não só para as pessoas idosas, mas para as crianças, para os gestores públicos, para todos”, disse Luiza Machado, coordenadora nacional de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde.
Entre os fatores que podem causar a doença estão o excesso de fumo, álcool e café. Além disso, o sedentarismo na infância e ao longo da vida podem ser causas da doença. Com isso, a coordenada aconselha que pais com hábitos saudáveis podem levar seus filhos a desenvolverem as mesmas práticas. “Os nossos ossos são formados com exercícios físicos e pelos bons hábitos”, justifica Luiza Machado.
Entre as medidas de prevenção da osteoporose estão praticar atividades físicas, nutrição adequada, não fumar e evitar quedas, o excesso de álcool, café e sal. A doença já atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil e não tem cura, mas seus efeitos podem ser reduzidos. A osteoporose é uma doença silenciosa, que é detectada somente após uma queda.
Informações de Agência Brasil
FOTO: Ilustrativa / GettyImages