Presos desde 05 de agosto, cada trabalhador pôde usar o telefone por cerca de um minuto; resgate ainda pode durar entre três e quatro meses.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Os mineiros presos em uma mina no norte do Chile por mais de três semanas tiveram no domingo, dia 29, o primeiro contato telefônico direto com seus familiares.
Parentes dos 33 mineiros presos fizeram filas para usar uma cabine especial de telefone. Cada um teve cerca de um minuto para conversar com os familiares.
O principal acesso ao túnel da mina ruiu no dia 05 de agosto, mas a sobrevivência dos 33 mineiros só foi descoberta mais de duas semanas após o acidente, quando uma sonda chegou ao local onde eles estavam e voltou com um bilhete dos trabalhadores.
Psicólogos que acompanham os trabalhadores na mina San José, no deserto do Atacama, pediram aos parentes dos mineiros que passassem mensagens otimistas. Porém, o ministro da Mineração do Chile, Laurence Golborne, confirmou que o resgate dos mineiros deve durar entre três e quatro meses.
“Foi muito emocionante ouvir a voz dele, forte e nítida, ele está animado. Mas foi uma das conversas mais curtas da minha vida”, disse à BBC Antenor Barrios, pai de um dos mineiros, Carlos.
Até agora, a troca de informações entre os mineiros, soterrados há 24 dias, e seus familiares vinha sendo feitas apenas por meio de cartas e alguns vídeos. Os contatos em tempo real foram feitos graças a um cabo telefônico enviado através de um dos três tubos introduzidos da superfície e que chegam até o espaço a 700 metros de profundidade em que os mineiros se encontram confinados.
SALVAMENTO – O início das operações de perfuração de um túnel que permitirá o resgate está marcado para ser iniciado nesta segunda-feira, 30. Uma máquina deverá perfurar um túnel que terá entre 60 e 70 centímetros de diâmetro e que deve percorrer a distância até o abrigo onde estão os trabalhadores, que então seriam levados um a um em um cesto para a superfície.
Rotina
Segundo o correspondente da BBC James Reynolds, que está na entrada da mina San José, os parentes dos mineiros foram convocados a escrever mensagens aos seus familiares presos com a maior freqüência possível, numa tentativa de manter seus ânimos em alta até o resgate.
Os mineiros também foram orientados a seguir um programa especial de exercícios e recreação nesse período para mantê-los física e mentalmente preparados para a longa espera. Eles também receberam instruções para usar luzes para diferenciar o dia e a noite.
Nesta semana, médicos da Nasa, a agência espacial americana, especialistas em manter astronautas com boa saúde durante longas missões em espaços confinados, devem chegar ao Chile para ajudar os médicos que acompanham os mineiros.
Informações de Último Segundo
FOTO: reprodução / Efe