Suboficial e sargento foram promovidos a segundo-tenente e condecorados com a Ordem do Mérito da Defesa, a Medalha Naval de Serviços Distintos e a Honra ao Mérito.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos, mortos no incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, foram homenageados nesta terça-feira, dia 28, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
Leia Mais
Para professor especialista da UFRGS, incêndio em estação na Antártida terá impacto político
Durante a cerimônia, os dois foram promovidos a segundo-tenente e condecorados com a Ordem do Mérito da Defesa, a Medalha Naval de Serviços Distintos e a Honra ao Mérito, grau de comendador. A homenagem foi feita em um hangar da base, logo depois da chegada dos corpos.
Cobertos pela bandeira do Brasil, os caixões receberam os retratos dos dois. O comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, destacou o heroísmo dos militares que “ofereceram suas vidas no cumprimento do dever” e lamentou o incêndio ocorrido no último sábado, 25, “que reduziu a cinzas uma parcela significativa da pesquisa científica [antártica] brasileira”.
O vice-presidente da República, Michel Temer, salientou que a morte dos militares não foi em vão. “Eles devem servir de exemplo para a família, os filhos, os representantes da Marinha e a sociedade como um todo”, disse.
Informações de Agência Brasil
FOTO: Luis Bulcão / Veja
