Apoio de Yeda Crusius à extensão do trem até Novo Hamburgo foi dado nesta segunda-feira, no Piratini
A governadora Yeda Crusius recebeu a Comissão Especial Pró-Trensurb, da Câmara de Vereadores, na tarde desta segunda-feira, quando se comprometeu mais uma vez em ajudar a região na luta pela vinda do metrô até Novo Hamburgo.
Yeda reforçou aos integrantes da comitiva a intenção do Estado de pressionar o Governo Federal a contemplar a obra de extensão da linha 1 da Trensurb com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“É uma necessidade da região. Se não fizermos nada não conseguiremos a expansão do trem”, observou a governadora, que se colocou à disposição para levar adiante a luta para construção da linha até Novo Hamburgo.
A previsão é de que a obra seja finalmente liberada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira, quando o órgão deverá analisar o processo que anulou a licitação, trancado desde 2001.
Participaram da comitiva os vereadores Ralfe Cardoso (PSOL), presidente da Comissão Pró-Trensurb, Cleonir Bassani (PSDB), Gerson Peteffi (PSDB), Teo Reichert (PDT) e Betinho Koch (PT), além do coordenador do Grupo Pensando Novo Hamburgo, Plácido Crescente.
Fatos políticos
Segundo o presidente da Comissão Pró-Trensurb, vereador Ralfe Cardoso, a comitiva atingiu mais uma etapa no trabalho de criar fatos políticos sobre a necessidade da vinda do metrô a Novo Hamburgo. Com esse movimento, as lideranças hamburguenses esperam sensibilizar integrantes do Tribunal de Contas da União e do Governo Federal sobre a necessidade da liberação de recursos para a obra.
Para a governadora Yeda Crusius, esta é uma das obras prioritárias do Estado. Com relação ao andamento do processo no TCU, Yeda disse aos visitantes “a gente aguarda”. Saindo a liberação pelos ministros, ela se comprometeu a agilizar o andamento do processo junto ao governo Federal, para que as verbas cheguem rapidamente ao Rio Grande do Sul.
“O fato de a governadora manifestar publicamente seu apoio à expansão do Trensurb desde o seu mandato de deputada e, recentemente, em audiências com o governo federal, solicitando a inclusão da obra no PAC, é de extrema importância para que a obra seja liberada”, destacou o vereador.
Atraso
Pelo governo do Estado, também esteve presente o secretário estadual da Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade. Ele disse que o Rio Grande do Sul está atrasado em relação à ampliação do Trensurb, pois a obra já deveria ter sido realizada.
“Hoje a Região Metropolitana sofre um gargalo logístico na área de transporte, principalmente de pessoas, e o Trensurb, que é um metrô de superfície, traz garantia de segurança e rapidez para o trabalhador, com tarifas extremamente acessíveis. E isso irá melhorar a vida das pessoas e da economia estadual”, avaliou.