Como parte das celebrações do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, São Leopoldo promove uma programação especial com a exposição “40Nós”, da fotógrafa e artista visual Mariana Jesus. A mostra, que tem curadoria de Mariane Rotter, será aberta na segunda-feira, dia 2 de junho, às 19h, na Galeria Liana Brandão, no Centro Cultural José Pedro Boéssio, no centro da cidade.
A exposição apresenta 26 imagens em preto e branco que retratam a vivência LGBTQIAPN+ negra, interracial e interregional da artista e sua companheira durante a pandemia. Através de uma abordagem íntima e poética, Mariana propõe um gesto de resistência e memória, revelando a potência política e afetiva da fotografia contemporânea.
LEIA TAMBÉM: Vale do Sinos segue em alerta para o Aedes aegypti após novo levantamento
A entrada é gratuita, e o espaço é acessível, com rampa, corrimãos e estrutura para cadeirantes. Todas as obras terão audiodescrição via caixas de som e QR Codes, além de texto curatorial em áudio disponível no local.
Programação completa
-
5 de junho, às 19h; 17 e 19 de junho, às 10h e 19h – Mediações com a artista visual e educadora Natalia Brock
-
13 de junho, às 19h – Roda de conversa com estudantes da EJA e Ensino Médio, promovida pela ONG Ponto e Gênero, com participação da artista
-
21 de junho, às 16h – Ação fotográfica com até 30 casais LGBTQIAPN+. As inscrições são feitas por formulário online, e cada casal receberá gratuitamente uma imagem digital feita pela artista
Sobre a artista
Mariana Jesus é fotógrafa, artista visual e professora. Natural de Salvador (BA), vive em São Leopoldo (RS). É graduanda em Artes Visuais na UERGS, docente na Escola de Fotografia Fluxo e atua em projetos sociais e ambientais como o Guardiões da Água (Semae). Sua produção une arte e ativismo com foco em negritude, LGBTQIAPN+ e sustentabilidade. Integra o Coletivo 2×3 Poéticas de Aproximação, o Núcleo de Fotografia da UERGS e o projeto Infraordinário (Uergs/Flume).
LEIA TAMBÉM: Biblioteca Vianna Moog recebe torneios e oficinas de xadrez