A Câmara de Novo Hamburgo vota nessa terça-feira uma mudança nos lanches escolares. A proposta deseja reduzir os índices de obesidade juvenil
Um Projeto de Lei deseja alterar os hábitos alimentares da hora do recreio dos alunos de Novo Hamburgo. A proposta é da vereadora Lorena Mayer e entra em 1ª votação na Câmara nesta terça-feira, dia 15.
A vereadora justifica sua preocupação com a alimentação das crianças e adolescentes, pelo aumento do índice de obesidade nessa faixa etária. Ainda, que os endocrinologistas apontam a gordura como maior vilã do problema e pesquisas recentes apontam o crescimento diário no consumo de gordura.
A proposta tem a finalidade de criar bons hábitos alimentares na merenda escolar, pois atualmente o cardápio utilizado pelos estudantes tem um baixo valor nutricional. As cantinas estão cheias de alimentos gordurosos e muito calóricos. A obesidade está diretamente ligada não apenas a comer em excesso e sim com a má-alimetação.
No Projeto de Lei a vereadora prevê a proibição de alimentos industrializados como: doces e salgados fritos; salgadinhos industrializados; pipocas industrializadas; balas, pirulitos e gomas de mascar; refrigerantes e sucos artificiais e bebidas com quaisquer teores alcoólicos.
Sendo aprovada, os estabelecimentos alimentícios das escolas de Novo Hamburgo públicos e privados, devem se enquadrar nos padrões de qualidade nutricional estabelecidas. O prazo para regularizar os bares e cantinas será de 120 dias e o descumprimento pode acarretar em multa e perda do alvará.
O novo cardápio de lanches deverá colocar à disposição dos alunos, dois tipos de frutas sazonais, objetivando a escolha e o enriquecimento nutritivo dos mesmos. Um mural deve ser afixado com informações pertinentes a assuntos relacionados com alimentação.