Parceria entre a Prefeitura Municipal e calçados Via Uno criam a possibilidade de receber doações de resíduos de matérias-primas para os empreendedores do projeto social
A Prefeitura de Novo Hamburgo está negociando junto com a empresa de calçados Via Uno a possibilidade de receber doações de resíduos de matérias-primas para os empreendedores da Economia Solidária do Município. Para discutir a viabilidade dessa parceria, a assessoria ambiental da fabricante de calçados, Ambiética, se reuniu com a diretoria da Economia Solidária e apoio à Microempresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) e com empreendedores que trabalham com couro e sintético.
O gestor ambiental da Ambiética, Maurício Prass, ressalta que a Via Uno dá ênfase na questão social da comunidade próxima da empresa, localizada no bairro Canudos, e para isso, busca parceria da Prefeitura. “A Via Uno gera muito resíduo que pode ser reaproveitado, mas isso não estava acontecendo”, completa.
Na reunião, a assessoria ambiental esclareceu aos empreendedores da Economia Solidária como funcionará o acordo. Prass explica que após introduzir a parceria, será feita uma classificação da quantidade de resíduos que a empresa gera atualmente e quanto cada empreendedor utiliza, mas antes disso é necessário resolver algumas exigências legais.
Para o diretor da Economia Solidária e apoio a Microempresas, Ênio Brizola, essa é uma maneira de contribuir para o Meio Ambiente além de garantir trabalho e renda para os empreendedores. “Eles poderão, inclusive, criar novos produtos, utilizando material de ótima qualidade e com diversas cores”, completa.
FOTO: Brizola (ao centro) e o Prass (esquerda) conversaram com empreendedores da Economia Solidária no Receptivo Turístico – (Crédito: Pâmela Rosa)