Comitê de Prevenção à Violência hamburguense será definido nesta quinta-feira. O grupo deve criar medidas que reduzam os índices de violência da cidade
Na tarde desta quinta-feira, dia 10, será definido o Comitê Municipal de Prevenção à Violência no auditório do 10°andar no Centro Administrativo Leopoldo Petry. Essa é uma das etapas do programa implantado pelo Estado no início deste ano e tem a finalidade de reduzir em 20% o índice de violência em quatro anos.
Novo Hamburgo é uma das cinco cidades piloto a implantarem o programa. Com a adesão ao programa estadual a Administração se motivou a buscar soluções e executar ações de prevenção na área.
O número de integrantes do comitê hamburguense será definido também nesta quinta-feira, além de já discutirem a primeira ação de prevenção. O grupo será formado por integrantes da prefeitura, representantes da sociedade e de instituições não-governamentais.
Em 2006, um levantamento da Prefeitura apontou que 69% dos homicídios ocorridos na cidade foram causados por armas de fogo e 19% por objetos cortantes. Acidentes de trânsito ficam com 12% dos casos.