A Prefeitura vai ceder a área, e o IFsul montará um grupo de trabalho para definição dos cursos que serão oferecidos, com pelo menos 1.500 vagas.
O prefeito Ary Vanazzi e o assessor de Planejamento do Governo, Nelson Luiz da Silva, estiveram na segunda-feira, 13 de março, em audiência na Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, em Brasília, e levaram ao MEC dois pleitos da Prefeitura envolvendo o Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFsul). Eles foram recebidos pelo secretário Getúlio Ferreira e acompanhados pelo reitor do IFsul, Flávio Barbosa.
O primeiro pedido apresentado foi a implantação de um campus do IFSul em São Leopoldo, para atender a demanda da cidade, que tem um grande polo de indústria de transformação e carência de vagas na área de tecnologia. “Nos comprometemos em ajudar, pela Prefeitura, inclusive com cedência de área”, destacou o prefeito Vanazzi. A Prefeitura vai ceder a área, e o IFsul montará um grupo de trabalho para definição dos cursos que serão oferecidos, com pelo menos 1.500 vagas.


O segundo pleito apresentado é de um curso profissionalizante, também pelo IFSul, para o ensino médio, que pode funcionar junto aos que já estão instalados no Centro de Eventos. A Prefeitura tem se movimentado para que São Leopoldo tenha uma escola federal, totalmente gratuita e que ofereça educação de qualidade e oportunidade de inclusão aos jovens mais necessitados.
O assessor de Planejamento da Prefeitura, responsável pelo projeto, comemorou o retorno positivo: “O retorno foi muito bom. Nosso pedido foi encampado pelo secretário do MEC e podemos começar a nos movimentar para a instalação do Instituto na cidade“. O apoio do MEC é fundamental para a realização desses projetos que visam a melhoria da educação e a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho.