Instituições que passarão por processo de supervisão tiraram notas 01 e 02 no Índice Geral de Cursos, o que inclui congelamento de vagas e veto na criação de novos cursos.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Na última avaliação do Ministério da Educação – MEC, o Índice Geral de Cursos – IGC, mostrou um desempenho insatisfatório em 70 instituições de ensino superior. Com isso, o MEC abrirá um processo de supervisão para cada instituição – o que congela vagas e causa a perda da autonomia na criação de novos cursos.
Em uma escala que vai de 01 a 05, essas instituições ficaram com notas 01 e 02, demonstrando um nível insatisfatório no ensino e na estrutura. Essas medidas foram publicadas no Diário Oficial da União nesta terça-feira, dia 22, e inclui sete centros universitários e três universidades que perderam sua autonomia.
Mais 60 faculdades ainda apresentaram resultado insatisfatório no IGC de 2010 e nos últimos três anos, o que resultará em uma consequência: restrições para receber novos alunos em 2012. No próximo ano, o número de estudantes ingressantes não pode ser maior que o total de vagas ocupadas pelos ingressantes de 2011.
Essas medidas valem até o próximo IGC, em 2012. Caso essas faculdades melhorem seu desempenho, chegando a um resultado satisfatório, todas as restrições estão suspensas. Já se as instituições não cumprirem suas determinações, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC deve abrir um processo, a fim de descredenciar a instituição.
Para obter um resultado satisfatório, a instituição deve tirar acima de 03. Três centros universitários que tinham perdido sua autonomia em 2009, já conseguiram melhorar sua nota em 2010 e tiveram as medidas revogadas. Faculdades que estão sob supervisão, e que estejam com pedidos de recredenciamento ou criação de novos cursos em tramitação na secretaria, terão seus processos suspensos até a medida cautelar.
Informações de Agência Brasil
FOTO: Ilustrativa / GettyImages