A pouco mais de um ano das eleições municipais de 2024, o MDB é um partido que tem necessidade de recuperar espaço. Uma questão de sobrevivência regional. Por isso, eleger ao menos um prefeito é fundamental. Mas a tarefa não será fácil.
Nos municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Sapiranga, Estância Velha, Portão, Ivoti, Dois Irmãos e Morro Reuter, não elegeu prefeita ou prefeito em 2020. Hoje comanda Novo Hamburgo, porque Fátima Daudt migrou do PSDB.
Por que será uma tarefa hercúlea?
Em São Leopoldo, há muito que o partido não governa; em Sapiranga sempre foi coadjuvante; em Dois Irmãos tem acordo para estar ao lado do PP, como vice, por mais um mandato; em Estância Velha praticamente se desmanchou e o PSDB nada de braçada rumo a mais um mandato; no município de Ivoti, precisará derrubar uma hegemonia progressista que nas últimas eleições só foi derrubada pelo PSDB; em Portão, se não estiver junto, precisará enfrentar o PDT, que buscará mais um mandato. Morro Reuter vem de dois mandatos do PTB.
Duas cidades e o mesmo pré-candidato

Deixei Novo Hamburgo e Campo Bom por fim, porque estes municípios têm o mesmo pré-candidato: o secretário da Agricultura do Estado, Giovani Feltes.
Em Campo Bom, acordo de 2020, para apoiar a reeleição de Luciano Orsi, definiu que ano que vem a chapa terá MDB e PP, com apoio do PDT. Mas acordos existem para ser quebrados. Fora isso, tem a pré-candidatura de Faisal Karam, ex-emedebista, hoje no Republicanos. E Feltes fará de tudo para o seu afilhado político, hoje desafeto, não vencer.
Quanto a Novo Hamburgo, Feltes é a aposta de lideranças estaduais. É preciso vencer num grande município. Só que aqui a briga vai ser grande, com candidaturas fortes do PT e do frentão que hoje tem PSDB, PP, PSD, Republicanos e aproximação do PL.
Partido não pode errar na estratégia
Posto isso, estratégia é a palavra da vez no MDB. O partido não pode errar, sob o risco de, mais uma eleição, não fincar bandeiras nestes municípios. O que poderá ser um complicador para o vice-governador Gabriel Souza, pré-candidato à sucessão de Eduardo Leite no Piratini.
Despejo e licitação
Após conseguir reintegração de posse, Prefeitura abre licitação para concluir a casa de bombas da Vila Kipling. Porco que habitava o local foi despejado…
Reverência ao…
…presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal. Ele anunciou que o TCE não punirá prefeitos que fornecerem auxílio aos municípios atingidos pelas cheias.