Foi uma tarde de peregrinação por Porto Alegre do presidente do MDB de Novo Hamburgo, Deiwid do Amaral, e de seu vice Paulo Kopschina. Ambos atrás de uma resposta do secretário da Agricultura do Estado, Giovani Feltes. Afinal, o ex-prefeito de Campo Bom aceita mudar o domicílio eleitoral e concorrer à Prefeitura no ano que vem. Após uma longa conversa, estenderam o prazo em mais um mês.
O MDB hamburguense está com um dilema. A última vitória nas urnas foi na eleição suplementar de 2005, com Jair Foscarini. Em duas décadas não valorizou a renovação e perdeu nomes como Issur Koch (PP), ex-vereador e hoje deputado estadual; Naasom Luciano, ex-vereador; Márcio Lüders, atual vice-prefeito.
A cada eleição sem vitória, o tamanho diminui. Uma das provas está na própria Câmara de Vereadores, com uma bancada que reduziu 50% de 2016 para 2020.
Giovani Feltes surge como alternativa. Só que o secretário de Estado tem pela frente uma Expointer, a partir do dia 26 de agosto. Até lá, foco total. Então, não resta outra alternativa ao MDB de Novo Hamburgo, a não ser esperar.
Prêmio aos maus pagadores
Já está na Câmara de Vereadores projeto da Prefeitura de Novo Hamburgo que concederá anistia de 100% (cem por cento) sobre o valor correspondente às penalidades moratórias de juros e multas de débitos vigentes com o Município. O Programa de Recuperação Fiscal vale, inclusive, para juros de parcelamentos vigentes, correspondentes às parcelas em aberto, referentes aos débitos com a Prefeitura, que busca arrecadar mais. Só que premiando os maus pagadores.
Projeto valoriza guardas municipais
Está para ser votado nesta terça-feira, 1º, na Assembleia Legislativa, projeto do deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos), que altera o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). A proposta busca incluir as guardas municipais no programa, garantindo que as instituições possam ser contempladas no repasse de recursos oriundos do pagamento de ICMS feito por empresas para o Estado. Atualmente, Brigada Militar e Polícia Civil são beneficiadas pelo Piseg.
Câmara aprova contas de Faisal
Sinal verde para o ex-prefeito de Campo Bom Faisal Karam (Republicanos), disputar a oportunidade de mais um mandato no município. Na noite desta segunda-feira, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, as contas da gestão 2016 da prefeitura, último ano do segundo mandato de Faisal. O parecer do Tribunal de Contas do Estado era pela aprovação.
Reverência ao…
…vereador Cristiano Coller pelo projeto que determina a fixação no solo das bases das goleiras, tabelas de basquetebol e postes que se destinam a práticas esportivas nos espaços públicos e privados do município de Novo Hamburgo. Ideia é evitar acidentes.