A cantora, compositora e ativista indígena Ana Lúcia Rossate, conhecida como MC Anarandá, se apresenta em São Leopoldo no próximo 11 de junho, pelo projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. As apresentações integram o Circuito de Oralidades, que valoriza a tradição oral e suas conexões com linguagens artísticas contemporâneas.
Pela manhã, às 10h, Anarandá fará uma apresentação exclusiva para estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Caic Madezatti. À noite, às 19h, o público geral poderá conferir o espetáculo no Sesc São Leopoldo (Rua Marquês do Herval, 827). A entrada é gratuita e não exige inscrição.
LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal reforça capacitação em proteção às mulheres
Natural da Aldeia Guapoy, em Mato Grosso do Sul, MC Anarandá pertence aos povos Guarani Kaiowá e Terena. Seu nome, que significa “mulher forte e brilhante comunicadora” em Guarani, reflete uma trajetória de empoderamento feminino, valorização da ancestralidade e defesa dos direitos dos povos originários. Ela também atua como atriz, professora de língua materna, digital influencer e palestrante no Núcleo de Assuntos Indígenas (NAIN) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Em suas performances, Anarandá mistura ritmos, poesia e vivências, convidando o público a refletir sobre identidade, resistência e diversidade cultural no Brasil.
O Arte da Palavra é um projeto do Sesc que promove ações formativas e de fruição literária em todo o país. A iniciativa busca incentivar a leitura, a produção literária e valorizar autores, obras e discursos periféricos emergentes. O projeto contempla três circuitos: Autores, Oralidade e Criação Literária.
LEIA TAMBÉM: Teatro em miniatura ocupa Praça do Imigrante neste sábado