Dia 23/12/24, às 6h57, no trem RE3, a caminho de Frankfurt, escrevo a última coluna desse projeto maravilhoso. Estou indo buscar meus pais, que faz mais de ano que não vejo. E já passei por muita coisa nessa manhã… acordei às 3h e abro o app do tempo no celular e me deparo com “Schnee” (neve). Não pode ser verdade, nunca neva antes do Natal. Pois bem, abro logo a janela e é, tem neve. Gratidão universo pela bela paisagem, mas hoje não precisava. Entro no ônibus para ir para Idar Oberstein, cidade de onde pego o trem para Frankfurt, o motorista dirige 10 minutos e para e se dirige até mim:
“Então moça, se a estrada continuar do jeito que está, vamos conseguir fazer todo percurso, mas se piorar, vou ser obrigado a parar.”
Eu só olhei para ele e falei “ah, ela vai ficar assim.” E ela ficou. Agora já no trem tento achar as palavras que vão poder expressar a mistura de sentimentos.
Quando fui convidada para escrever a coluna pelo meu pai, não conseguia imaginar o que eu teria de tanto para compartilhar. As primeiras edições eram sobre curiosidades da vida na Alemanha. Porém, com o passar do tempo percebi que gosto mais é de escrever sobre desenvolvimento pessoal e sobre os meus aprendizados morando fora.
Escrever foi algo que sempre gostei, mas com esse projeto percebo que virou uma nova paixão. Já tentei várias vezes pensar em projetos que possibilitariam a chance de eu compartilhar as minhas ideias com outras pessoas. E acabei recebendo esse projeto como presente. E que honra de poder fazer parte de algo que seja maior que eu, que as minhas vontades.
Vou passar o Natal com a minha família, minha família de sangue, mas também com pessoas que escolhi chamar de família. Vamos realizar um sonho antigo: passar o Natal em uma cabaninha nos Alpes. Depois de 10 anos, o sonho vai se tornar realidade.
Não sei o que a vida ainda vai me trazer. Se a Alemanha continuará sendo minha casa. O tempo irá dizer. Tem uma frase que eu gosto muito e gostaria de terminar esse capítulo com ela: “a vida é muito curta para ser pequena”. Vá atrás dos seus sonhos. Faça o que precisa ser feito e crie todos os dias a vida que você merece viver. Eu vi tantos lugares e paisagens lindo nesses últimos anos, conheci verdadeiros amigos. E eu desejo isso para todas as pessoas.
Foi um prazer enorme dividir um pouco dos meus pensamentos por aqui. Muita gratidão.
Com amor,
Marina