Se já é difícil muitas vezes entender as burocracias do nosso país de origem, imagina só em outro país com uma língua um tanto quanto complicada… Pois é. No início, tudo era um grande desafio – entender o sistema do país parecia impossível. E se eu não tivesse aprendido a pedir ajuda, eu teria tido ainda mais dificuldades.
Não sei se é algo de nós brasileiros, ou no mundo todo, mas muitos associam pedir ajuda como sinônimo de fraqueza ou incompetência. Nós preferimos nos matar tentando resolver algo sozinhos do que pedir ajuda para alguém que possa nos ajudar. No início, quando cheguei, tentava resolver tudo sozinha, procurava por horas na internet a resposta de uma pergunta que um alemão em um minuto poderia me responder. Com o tempo eu entendi que não tinha mal nenhum em perguntar e assumir que não sei alguma coisa, até porque, se fosse um alemão morando no Brasil, ele com certeza não entenderia muitos dos nossos processos burocráticos de primeira ou sozinho.
Com o tempo, eu conquistei muitas amizades de alemães que me ajudaram e me ajudam muito em toda e qualquer dificuldade. Uns dias atrás, cheguei no trabalho para os meus dois colegas e já falei “preciso da ajuda de vocês alemães que entendem das coisas da Alemanha”, e eles não hesitaram em me ajudar. E eu fiquei até emocionada, não necessariamente pela ajuda, mas por eu saber que tenho pessoas na minha vida aqui que estão dispostas a fazer tanto por mim. Alemães demoram para “aquecer”, mas quando eles são teus amigos, eles são teus amigos.
Aprender a pedir ajuda é importante em todas as áreas da nossa vida. Nós não temos a obrigação de saber tudo, ninguém tem. E fora isso, eu percebi que as pessoas se aproximam e confiam mais em nós quando nos mostramos vulneráveis, foi assim que criei lindas amizades (isso vindo de uma experiência pessoal).
Então é isso, aprenda a pedir ajuda.
Até a próxima!
Gratidão por você estar aqui <3