Hoje quero trazer aqui um pouco da cultura culinária dos alemães.
1. Kaffee und Kuchen:
essa é uma expressão que no início até me sonhava estranha. Nada mais nada menos do que “café e bolo”, o famoso lanche da tarde no Brasil. Amigos se reúnem lá pelas 15h e tomam um bom café com um pedaço de bolo, geralmente em casa. Aqui os bolos que você mais vai encontrar são: Käsekuchen (tipo um cheesecake), Apfelkuchen (bolo de maçã) e Kirschstreuselkuchen (cuca baixa de cereja).
2. Döner:
é uma comida trazida pelos turcos quando eles migraram para a Alemanha (por volta dos anos 1970 houve uma grande imigração). Fazendo uma comparação com os nossos “lanches” no Brasil, Döner é um Xis. É um pão/wrap com carne bemmmm temperada, que pode ser bovina, de carneiro, cordeiro ou frango (para ser sincera, eu nunca questiono o que tem na carne) e com bastante salada. O que importa é que é uma delícia e é a única coisa que você vai poder comer depois de sair de uma festa.
3. Auflauf:
alemão é prático e isso transparece nos pratos que eles fazem. Aqui existe o famoso Auflauf: coloca todos os ingredientes em uma vasilha, queijo por cima e coloca no forno. Aí existem várias variações: Nudelauflaug (com massa), Kartoffelauflauf (com batata), Broccoliauflauf (de brócolis). Dá para inventar bastante coisa, e é bem gostoso… O mais tradicional é o Auflauf de massa com queijo e presunto.
Esses são alguns exemplos de práticas e hábitos culinários aqui da Alemanha. A comida fala muito de um povo e acho que é fundamental, quando viajamos, experimentarmos pratos novos e descobrir novos sabores.
Gratidão por você estar aqui e até a próxima!