No último fim de semana aproveitei a folga do trabalho e resolvi me encontrar com alguns amigos que moram em Münster. Essa cidade fica no estado da Renânia do Norte-Vestfália e conta com um pouco mais de 300 mil habitantes. Ela é uma cidade universitária e caracterizada economicamente pelo comércio.
Saindo de Trier, levei 5 horas para chegar de trem. Na sexta tive a chance de passear pela cidade já quando escuro e ver as luzes da cidade (já que agora escurece bem cedo). No sábado saímos para caminhar no centro, visitar o Schloss (castelo), que atualmente é utilizado para os estudos de Economia e Administração da Universidade. Também visitamos a feirinha, que acontece todas às terças e sábados de manhã. É uma feira que conta com os produtores locais e você encontra de tudo um pouco, flores, decoração de Natal, roupas, queijos, comidas. E estava lotado!
Aproveitamos para ir na melhor cafeteria da Alemanha. Isso mesmo que você ouviu. O Roestbar, uma empresa criada em 2003 em Münster, foi premiada em 2022 com o Feinschmecker Auszeichnung de „Die besten Cafés und Röstereien in Deutschland”, ou seja, o melhor café e torrefação da Alemanha. E realmente, o café era muito gostoso.
Algo que acho incrível daqui, é a preservação do centro histórico (Altstadt). Geralmente as “Altstadts” são “Fußgängerzone”, isso quer dizer: não passa carro, são zonas de “andar a pé”, o que fomenta ainda mais o comércio. O que também acho importante, é que, é difícil você encontrar fachadas de lojas com cores chamativas. Em Münster, por exemplo, o nome do estabelecimento precisa obrigatoriamente estar em dourado em um material específico, como forma de preservar a identidade histórica das construções. Fora que fica muito mais bonito, não há poluição visual, algo que é muito comum hoje em dia. Em compensação, as vitrines são impecáveis – uma verdadeira arte.
Também aproveitamos para comer um delicioso Schnitzel com molho de Champignon (se você vier para a Alemanha não pode deixar de experimentar) e dar uma passeada no Hafen (porto) da cidade.
Fazia tempo que não me surpreendia com alguma cidade da Alemanha. Morando aqui já há quase 3 anos, já tive a chance de ver alguns centros antigos e muitas vezes eles podem parecer meio… iguais…, mas Münster foi uma grata surpresa.
Obrigada por você estar aqui.
Gratidão e até a próxima.