Protótipo é o Primeiro na América Latina, com Tecnologia Predominantemente Nacional.
Um veículo capaz de transportar passageiros sem a presença de um motorista foi revelado na quarta-feira, 14, pela Marcopolo em Caxias do Sul, para um grupo de jornalistas. O ônibus autônomo, um passo histórico para a empresa e para a região, foi desenvolvido em colaboração com a startup Lume Robotics, especializada no setor, utilizando predominantemente tecnologia nacional.
A importância dessa inovação foi enfatizada pelo CEO André Armaganijan. Em uma entrevista, ele revelou que o projeto teve início há um ano e meio e tem passado por testes nos últimos seis meses. Ainda não há previsão para o início da produção em massa.
“A Marcopolo tem o objetivo de ser líder no desenvolvimento de soluções de mobilidade. Para alcançar isso, precisamos explorar tecnologias alternativas e disruptivas. O ônibus autônomo é uma forma de desenvolver outras soluções tecnológicas“, afirmou Armaganijan.
O executivo também compartilhou sua experiência de andar em ônibus autônomos na China e na Índia durante a fase de pesquisa e desenvolvimento, embora em ambientes controlados. Os testes de veículos autônomos de passageiros não estão tão avançados quanto os de carros autônomos.
“O projeto ainda não está completo. Os maiores desafios estão apenas começando“, acrescentou João Paulo Ledur, Diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.
À medida que o protótipo passa por refinamentos e testes adicionais, a Marcopolo tem como objetivo ampliar os limites do transporte autônomo na América Latina, revolucionando a forma como as pessoas viajam e abrindo portas para novas possibilidades no campo da mobilidade.
Fotos: Marcopolo / Divulgação