A 4ª edição do projeto Estância da Arte, que traz a cultura campeira à Expointer, homenageia seu próprio curador, o hamburguense Marciano Schmitz, através de sua exposição “Sem Fronteiras”. Serão 48 obras disponíveis, entre pinturas, esculturas e desenhos que convida o público a explorar novos olhares sobre a vida no campo, desde o dia a dia do gaúcho até paisagens, tradições e a riqueza cultural dos pampas.

No ano passado, a mostra, que fica localizada no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, bateu recorde de público. Foram 40 mil visitantes. Nesta edição, o Estância da Arte espera receber 50 mil pessoas.
Schmitz é curador do Estância da Arte desde 2021, tendo sido, em 2019, o primeiro artista a expor pelo projeto. Em 2024 há mais sete artistas expondo Caé Braga, Lauren De Bacco, Mauricio Fidelis, Voldinei Lucas e ainda, três nomes internacionais, o uruguaio Nakle e os argentinos Aldo Chiappe e Nazareno Gonzalez.
Talento precoce
Com apenas 14 anos, Marciano participou do ateliê do Instituto de Belas Artes. Já aos 18, ingressou na Faculdade de Licenciatura em Desenho e Plástica da Feevale e, em 1974, fundou o primeiro movimento de arte da cidade, denominado “Cavalo Azul”, junto com o pintor Tito Oliveira.
Com diversos projetos importantes ao longo das décadas, como a fundação do movimento de arte “Casa Velha” com os artistas Flávio Scholles e Carlos Alberto de Oliveira, e a participação de ateliês em Florença, na Itália, foi nos anos 2000 que, através da releitura de Simões Lopes Neto e dos poemas de Jaime Caetano Braun, o artista aprofundou-se no mundo campeiro.
Sobre o Estância da Arte
Mais do que uma mostra artística coletiva, o Estância da Arte tem como objetivo ser um espaço para celebrar a cultura campeira e as expressões artísticas em suas diversas formas. Nesta edição, com a temática “Sem Fronteiras”, convida o público para explorar a vida no campo a partir de olhares de diversos lugares que também estão conectados com o universo da vida nos pampas, sejam gaúchos, argentinos ou uruguaios.