Entidades irão ao Salgado Filho nesta terça pedir pelo trem para bancada gaúcha, que embarca para Brasília
Vereadores da Comissão Especial Pró-Trensurb da Câmara e integrantes do Grupo Pensando Novo Hamburgo, do Diretório Central dos Estudantes da Feevale, da União das Associações Comunitárias, de grupos tradicionalistas e outras entidades irão madrugar pelo trem nesta terça-feira.
Eles estarão às 5h30min no Aeroporto Internacional Salgado Filho, quando irão encontrar deputados da bancada gaúcha, momentos antes do embarque dos parlamentares para Brasília. A manifestação irá reivindicar a extensão da Linha 1 do Trensurb.
De acordo com o presidente da Comissão Pró-Trensurb, vereador Ralfe Cardoso (PSOL), a idéia é sensibilizar os deputados gaúchos para que se posicionem a favor da liberação do processo de extensão no Tribunal de Contas da União (TCU). Uma faixa com a frase “Trem Já! Novo Hamburgo” deve ser estendida na área de embarque do aeroporto.
Segundo Ralfe, a manifestação desta terça pretende também garantir o comprometimento dos deputados para que a obra, que custa mais de R$ 600 milhões, seja incluída entre as prioridades do Orçamento de 2007.
Atividades culturais
Já no próximo domingo, dia 24, o centro de Novo Hamburgo será o palco das mobilizações. Também organizada pela Comissão Pró-Trensurb, uma grande atividade cultural irá reunir a comunidade na Praça do Imigrante, das 9 às 17 horas.
Ralfe afirma que a intenção é expressar o sentimento da população hamburguense na reta final do processo. “Teremos vários setores da sociedade representados na atividade”, acrescenta. O evento deve oferecer apresentações de teatro, música, dança e outros gêneros.