O homem, que carregava 178 celulares sem procedência, foi preso em Passo Fundo.
Na tarde da última quarta-feira, 16, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de iPhones e outros aparelhos da marca Apple que estavam sendo transportados ilegalmente em um ônibus interestadual pela BR-116. No total, haviam sido apreendidos mais de 20 aparelhos, que juntas custam cerca de 100 mil reais.
Mais um caso de descaminho foi registrado pela PRF nesta quinta-feira, 17 de agosto. Os policiais prenderam um motorista de uma Scenic que estava vindo do Paraguai trazendo 178 celulares. A prisão aconteceu na BR 285, em Passo Fundo.
Segundo a PRF, a equipe abordou uma Scenic com placas de Cachoeirinha, e ao verificar o compartimento de carga da camionete, os policiais encontraram duas malas cheias de celulares. O valor total dos produtos foi estimado em mais de 10 mil dólares.
O motorista, de 47 anos e morador de Sapiranga, informou que estava vindo de Foz do Iguaçu. Ele já tinha ocorrência policial por porte ilegal de arma de fogo.
O homem foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária para registro do flagrante por descaminho. Um passageiro que estava com ele foi ouvido e liberado. A mercadoria e o carro foram apreendidos.
O que é descaminho?
Descaminho é a importação ou exportação de mercadoria permitida em lei, porém com fraude no pagamento de impostos e taxas devidos, em relação à operação efetuada.
VENDA ILEGAL: mais de 20 aparelhos da marca Apple são apreendidos em São Leopoldo