O secretário de Educação do município, Alberto Carabajal, acredita que a cidade está dando um passo na democratização do acesso à tecnologia e inclusão digital
Da Redação – [email protected]
No início deste ano letivo, 43 escolas de Ensino Fundamental de Novo Hamburgo estão recebendo novos computadores para modernizar seus laboratórios de informática, sendo que três delas receberam material para compor dois laboratórios, devido ao grande número de alunos. Os centros de informática estão sendo equipados por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), do Ministério da Educação (MEC). Eles são compostos por 17 novos computadores e uma impressora, todos com softwares livres.
O secretário de Educação e Desporto (SMED), Alberto Carabajal, entende que os equipamentos possibilitam a democratização do acesso à tecnologia.“Esse é mais um passo no objetivo estratégico da inclusão digital da cidade e vai de encontro, também, com a implantação do Portal da Educação em Novo Hamburgo”, afirma.
A escola Martha Wartenberg, no bairro Canudos, é uma das escolas beneficiadas. Desde 1999 a instituição possuía um laboratório, mas os novos equipamentos possibilitarão a ampliação do atendimento dos alunos, conforme explica a professora de informática, Patrícia Adriana de Oliveira. “Como a escola possui um grande número de alunos, o tempo que eles passavam no laboratório era muito pequeno. Agora, com dois novos laboratórios, os estudantes com certeza aprenderão muito mais”, acredita. Ela ainda acrescenta que os equipamentos substituirão as máquinas já obsoletas. Além disso, também será constituído um novo espaço, para receber os novos computadores, que deve estar funcionando ainda neste mês.
Foto: Novos computadores chegaram nesta semana na escola Martha Wartenberg e substituirão as máquinas antigas. (crédito: Ismael Dias)