Grupo formado por civis fugia de conflitos que atingem a cidade de Malakal. Se acredita que até 300 pessoas possam ter morrido em acidente.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Pelo menos 200 pessoas morreram no início desta terça-feira, 14, em um acidente de balsa no estado do Alto Nilo. Todas as vítimas eram civis e fugiam de combates na cidade de Malakal, informa o porta-voz do Exército, Philip Aguer.
“As notícias que nos chegam dão conta de 200 a 300 pessoas, incluindo mulheres e crianças. O barco estava superlotado. Todos se afogaram”, disse Aguer.
Forças rebeldes tentaram tomar o controle da cidade, que já mudou de mãos duas vezes desde que o conflito começou no Sudão do Sul, em 15 de dezembro.
O representante das Nações Unidas no Sudão do Sul, Toby Lanzer, disse que já há novos conflitos nos arredores da cidade. Segundo o relato, a base das forças de manutenção de paz ficou cheia de pessoas a procurar abrigo, número que saltou de 10 mil para 19 mil. Outras regiões, como ao sul de Bor e em torno da cidade de Rajaf também estão sofrendo com o conflito. Já são quase 400 mil civis que tiveram que deixar suas casas no último mês.
O Sudão do Sul é palco de combates desde 15 de dezembro, entre as forças governamentais e rebeldes. Os combates, que se intensificaram no domingo, já causaram milhares de mortos e cerca de 200 mil deslocados.
Informações de Agência Brasil
FOTO: ilustrativa / UOL