O investimento será superior a R$ 70 milhões e a obra deve ser concluída até o final de 2024.
Foi finalizada a preparação do edital e será aberto na próxima semana o processo de licitação para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau, a maior obra da história da autarquia e que será uma das maiores obras de saneamento do Brasil na atualidade. Com a Estação, o Município dará um salto no tratamento de esgoto, alcançando mais de 50% e ficando mais próximo de atingir o Marco Regulatório do Saneamento.
O investimento será de mais de R$ 70 milhões e a previsão de conclusão é no final de 2024. O vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, comemora a conquista que é a principal luta desde que assumiu a autarquia em 2018. “O projeto começou em 2011 e, em 2018, os recursos quase foram perdidos. Recuperamos, refizemos o projeto, conseguimos as licenças ambientais, resolvemos as questões burocráticas, fizemos a licitação da terraplanagem, estamos concluindo ela agora e, finalmente, conseguimos publicar o edital”, destaca. “Agora, é questão de tempo e de seguir os prazos legais até dar início oficial à obra”, aponta. A expectativa é que a ordem de início seja dada em setembro.
Após a conclusão da primeira etapa, a Comusa vai dar continuidade ao projeto, que conta com mais duas etapas, que vão aumentar o tratamento de esgoto e atingir quase 90% de tratamento em Novo Hamburgo.