A oficina realizada na quinta-feira, 18, é uma ação da I Semana da Valorização da Vida e ensinou a transformar em deliciosos pratos, partes de alimentos que normalmente são descartados
Com a intenção de ensinar as pessoas a utilizarem todos os nutrientes dos alimentos sem desperdício, que na última quinta-feira, 18, ocorreu a oficina de reaproveitamento de alimentos promovida pelo Núcleo de Apoio Sócio-Educativo em Meio-Aberto do bairro Primavera.
A atividade coordenada pela nutricionista Ana Cristina Uebel, ensinou técnicas para transformar em especiarias as sobras de alimentos. Participaram da ação que integra a I Semana de Valorização da Vida, 16 mães de escolas municipais e estaduais do bairro.
Segundo a nutricionista “todos os dias muitas pessoas descartam talos, folhas e cascas sem saber que neles encontramos muitas vitaminas essenciais para o nosso organismo”, destaca. Para comprovar que o reaproveitamento pode resultar em uma refeição saborosa, as participantes prepararam a “torta alternativa”, feita somente com folhas e talos de verduras e legumes.
Ana lembra que além de utilizar melhor o valor nutricional dos alimentos, o reaproveitamento é uma forma de reduzir os custos no orçamento. “Atualmente sabemos que o valor de frutas e verduras é bastante elevado. Este também se torna um motivo importante para que, cada vez mais, aproveitemos o máximo o que cada alimento pode nos oferecer”. Um bom exemplo citado por ela, é a casca da banana que pode ser utilizada para geléias e bolos.
A Semana de Valorização à Vida foi criada com a intenção de promover e enaltecer ações de promoção e prevenção da saúde da comunidade. As atividades encerram nesta sexta-feira, 19, com a 3ª Jornada Municipal sobre a Infância e Adolescência que ocorre no Centro Municipal de Cultura.