Ex-presidente visitou o estado e elogiou as iniciativas tomadas pelo governo Dilma, apontando os fatores que garantem a estabilidade. Ex-presidente aproveitou para criticar a oposição.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Em visita ao Estado, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva não quis comentar as pesquisas que o colocam com melhores índices de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2014.
Lula, porém, falou sobre a questão econômica do País e elogiou as iniciativas tomadas pelo governo Dilma. Ele elencou os fatores que garantem a estabilidade da economia brasileira. “O Brasil tem uma quantidade de petróleo extraordinária, grande potencial de crescimento interno e, no Brasil, não se brinca com responsabilidade fiscal,” enumerou. “Jamais Dilma vai permitir a volta da inflação”, acrescentou Lula.
O ex-presidente aproveitou para criticar a oposição. “Sou da época em que o País tinha uma inflação de 80% ao mês. Hoje ela é de 5,8% ao ano e aqueles que estavam (no governo) na época dos 80% criticam”, destacou. Questionado se as perspectivas positivas que ele projeta para a economnia não o animam a voltar à presidência, Lula foi objetivo: “não”.
Lula desembarcou no Estado na manhã desta quinta-feira para ministrar conferência de encerramento do 3º Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia – Falp, realizado no Centro Universitário La Salle, em Canoas. À tarde, ele participa de um encontro com cerca de mil catadores cadastrados no Programa de Economia Solidária do Governo do Estado.
Organizado pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa – Sesampe, o evento será realizado no Complexo Esportivo São Luiz, também em Canoas.
Essa é a segunda vez no ano que Lula vem ao Rio Grande do Sul, depois de um período de dois anos e meio sem visitas ao Estado. Na última, ministrou palestra no Conselho de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul – CDES em evento realizado há cerca de um mês, no salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. A passagem de Lula pela Capital gaúcha não prevê pernoite. Ainda hoje, ele deve embarcar para Curitiba.
Informações de Correio do Povo
FOTO: reprodução / Correio do Povo