Investimentos para os Jogos Olímpicos priorizarão sete portos e treze aeroportos e serão contabilizados no portal da transparência da Controladoria Geral da República.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na segunda-feira, dia 19, uma medida provisória para facilitar o financiamento de obras dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
O documento faz parte da matriz de responsabilidades definida para a preparação do evento. A cerimônia de assinatura foi realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e também contou com a presença do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; do ministro do Esporte, Orlando Silva; do governador Sérgio Cabral; do prefeito Eduardo Paes; e do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons.
A medida provisória também inclui as obras previstas para a Copa do Mundo de 2014 e deve priorizar investimentos em sete portos (R$ 740 milhões) e reformas em 13 aeroportos (R$ 5,5 bilhões). O documento flexibiliza os limites de endividamento das cidades-sede da Copa de 2014, agiliza a liberação de recursos para obras de infraestrutura, e permite que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES priorize a concessão de financiamentos aos empreendimentos ligados aos Jogos Rio 2016.
O presidente Lula fez questão de ressaltar que os investimentos do governo serão marcados pela transparência. “Os brasileiros poderão acompanhar o destino de cada centavo no portal da transparência da Controladoria Geral da República. Farei tudo o que for necessário para encaminhar bem a realização da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016”.
Informações de portal Rio2016
FOTO: reprodução / Ricardo Stuckert