O terceiro livro bilíngue da pesquisadora e professora Leani Veiga Koppe será apresentado nesta quinta-feira, dia 26, 19 horas, na Sala de Conferências do Instituto Ivoti, em Ivoti. A autora trás nova fusão do lúdico e do didático com foco no legado dos Alemães no Brasil; mas desta vez saudando a memoria da Imperatriz Maria Leopoldina, princesa do Brasil, esposa de Dom Pedro Primeiro. O livro “Conhecendo Leopoldina, uma heroína do seu tempo: Begegnung mit Leopoldina, eine Heldin ihrer Zeit” agracia o leitor com 48 páginas nas quais aborda aspectos da monarca de origem Austríaca.
O ‘eu lírico’ é “vovó Helena”, descendentes dos alemães e a primeira de sua família nascida no Brasil. “Ela é a narradora do segundo livro e também deste terceiro, que narra fatos da Independência do Brasil para a sua neta Katharina”, revela a autora. Na ficção é ambientada na comunidade Bom Jardim, hoje cidade de Ivoti.
História e idioma Hunsrückish
Fortalecendo a proposta de informar sem perder o encanto da fantasia, Leani insere elementos históricos junto a personagens e cenários que marcam o período da imigração alemã. Os dois livros anteriores da professora têm esta perspectiva, combinada com a vivência do texto em português e alemão: “Viajando com esperança para o desconhecido: eine hoffnungsvolle Reise ins Unbekannte” (Oikos, 2015) e “Criando raízes entre a perseverança e a guerra: wurzeln zwischen dem Beharren und dem Krieg schlagen” (Z Multi, 2022).
Entre os dias 19 de agosto e 13 de setembro, Leani esteve na região do Hunsrück, na Alemanha, berço da língua do Hunsrückish que é falada pelos descendentes no Brasil. Naquele país, a professora Leani realizou oficinas, bate-papos e colheu mais experiências para seu trabalho sobre a relação entre o Brasil e a Alemanha.
Apoio do Governo Federal
Publicado pela editora Z Multi, o livro tem ilustrações de Andréa Schneck, tradução para o alemão de Priscila Gardini e prefácio da professora Marinês Kunz. A obra é uma homenagem aos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil, com financiamento público da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura, e apoio do Consulado Alemão em Porto Alegre e do GenealogiaRS Pesquisas Teuto-Brasileiras. O livro pode ser adquirido a R$ 50,00 com a autora ou pelo site zmultieditora.com.br. Mais informações pelo telefone 99911-9847.