Existe aquela velha máxima: “Fazer o bem faz bem”. Pois é. Uma das mais tradicionais joalherias de Novo Hamburgo entrou nessa expectativa: fazer o bem, sem olhar a quem.
Durante dezenas de anos, a Joalheria Scheffler ocupou o endereço da rua Bento Gonçalves, 2238. Mas, desde este ano, a empresa trocou de endereço – foi para loja ao lado. Com isso, surgiu uma dúvida: o que fazer com o antigo imóvel, ainda alugado? Destinar para o bem.
Desde Maio, o antigo endereço passou a atender um novo ponto: o brechó da AMO Criança, entidade que ajuda crianças no tratamento do câncer. “Conversamos com a diretora da AMO, Marcia Henemann, e, como voluntárias, tivemos a ideia. Prontamente, ela aceitou”, disseram as empresárias Aline e Cristiane Scheffler.
A antiga loja passou a atender o brechó, que está recebendo roupas de toda a comunidade gratuitamente, com atendimento de Cristiane. “Vimos a nossa necessidade de ampliação. Somos voluntárias. Enquanto ainda tínhamos o contrato de aluguel, oferecemos a AMO. O ponto é ótimo. Agora, seguimos aqui no atendimento, sempre pensando em fazer o bem”, disse Aline. “Essa loja fez muito tempo parte da família Scheffler. Agora, essa energia do bem seguirá presente”, completa a empresária.
A AMO tem como objetivo principal a prestação de serviços técnicos especializados as crianças e adolescentes em tratamento de câncer e aos seus familiares. São oferecidas consultas médicas, exames, encaminhamento para realização do tratamento em hospitais de referência, bem como o acompanhamento terapêutico, social, e emocional do paciente e do seu grupo familiar. São fornecidos medicamentos, próteses, suplementos alimentares, transporte e supridas outras demandas necessárias ao tratamento.
Fundada pelos irmãos Armindo e Waldo Scheffler em 12 de abril de 1962, a joalheria e ótica instalada na rua Bento Gonçalves deu sequência a uma trajetória iniciada nove anos antes no município de Rolante, onde os sócios administraram sua primeira loja. Em Novo Hamburgo, o empreendimento que leva o sobrenome da família cresceu. O sucesso, tanto no comércio de produtos quanto no reparo de peças danificadas, consolidou a Joalheria e Óptica Scheffler como uma das principais opções do segmento na região.
Ao longo das seis décadas de atividade, o negócio se manteve sempre sob a liderança da família. Em 1968, Waldo assumiu integralmente o comando da unidade. Seis anos mais tarde, passou a contar com o trabalho e a companhia de seu filho Remi, responsável até hoje pela gestão da loja – agora ao lado de sua filha e sócia Aline.