Eleição aconteceu no último domingo, dia 21 de abril. Horacio Cartes, do Partido Colorado, venceu Efraín Alegre, do Partido Liberal, por 45,8% a 36,94%.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Os presidentes Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai) e Juan Manuel Santos (Colômbia) parabenizaram o presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes. Os líderes das nações latinas informaram que a suspensão do país paraguaio dos blocos regionais está próximo, pois este demonstrou ter respeitado as instituições democráticas.
As eleições aconteceram no momento em que o Paraguai está suspenso do Mercado Comum do Sul -Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas – Unasul. Isso porque os líderes dos dois blocos discordaram da forma como foi conduzido o processo de impeachment do ex-presidente Fernando Lugo, em 2006.
Por telefone, Cristina Kirchner disse que o Paraguai tem “assegurado” seu retorno ao Mercosul. Mujica também conversou ontem com Cartes e falou que é “muito importante que as eleições tenham ocorrido com normalidade e que o país tenha vivido a democracia na sua plenitude”. No diálogo, Mujica convidou Cartes a participar da próxima Cúpula do Mercosul, em junho.
Através do Ministério das Relações Exteriores, a Colombia também enviou mensagem a Cartes, informando que o país “ratifica seu interesse em seguir fortalecendo as históricas relações de amizade e cooperação com o Paraguai e confia que as eleições tenham sido um elemento essencial da democracia”.
Informações de Agência Brasil
FOTO: reprodução / Portal G1