O primeiro encontro de trabalho do Territórios Empreendedores Supera, iniciativa do Sebrae-RS em parceria com a Unisinos e que vai envolver uma série de entidades importantes, foi bastante expressivo. Focada na recuperação e fortalecimento dos negócios do Vale dos Sinos, a iniciativa surge no rastro da necessidade de ações estruturantes a partir da tragédia climática. O evento, na Casa Open, em Novo Hamburgo, reuniu empreendedores, líderes regionais e agentes públicos para discutir estratégias que visam construir um futuro mais resiliente e inovador para a região.
O Territórios Empreendedores Supera faz parte da Agenda do Território Empreendedor e tem como objetivo estimular a cooperação entre municípios, fortalecer as lideranças regionais e promover o desenvolvimento econômico sustentável. Durante o encontro em Novo Hamburgo, os participantes debateram prioridades e ações para acelerar a recuperação das empresas locais, especialmente aquelas impactadas pelas recentes enchentes.
Como resultado, foi construído um planejamento estratégico que servirá como base para ações futuras, coordenando os esforços de reconstrução e desenvolvimento na região. O documento estratégico busca alinhar as iniciativas entre os diversos atores e garantir que as soluções implementadas promovam o fortalecimento do ecossistema empresarial local.
Este foi o primeiro de uma série de quatro encontros programados. O próximo evento está marcado para o dia 31 de outubro, em São Leopoldo, e dará continuidade ao planejamento e definição de ações para garantir o fortalecimento dos negócios locais.
O speaker do FEL Edu
Samuel Führ, CEO do Estação Sapatão e um dos speakers do Fórum de Empreendedores Locais, também vai fazer um talk especial no FEL Educação – jornada dos estudantes no evento. O empresário inclusive está adaptando a apresentação para torná-la mais interessante aos estudantes. No FEL Edu, alunos de oito escolas da região vão apresentar seus projetos de startup desenvolvidos em sala de aula. Na plateia, estarão outros estudantes e convidados especiais.
FEL é em 29 de outubro
Já no FEL, que ocorre a partir das 16 horas, no Swan Novo Hamburgo, são esperadas 400 pessoas, entre empreendedores e agentes vinculados ao fortalecimento do desenvolvimento econômico e da inovação. Marcado para 29 de outubro, o FEL surgiu para valorizar os empreendedores locais e fortalecer o ecossistema, promovendo conexões e negócios. Os ingressos seguem à venda em Bora.Club em duas modalidades: plateia e vip – que dá direito ao coquetel pós-evento no piano bar do Swan.
CIT abre suas portas
É neste sábado, dia 19, a inauguração do Centro de Inovação e Tecnologia de Novo Hamburgo. O espaço abre cercado de grande expectativa porque se propõe a ser um lugar de inovação e de fortalecimento das boas ações. Diversas entidades locais, como CDL e ACI, serão parceiras do novo espaço, que tem como fundadores Killing, Cigam, Sicredi Pioneira e Unimed Vale do Sinos. A governança do espaço foi estruturada por meio da Fenac.
A diretoria do Museu
A Associação Museu Nacional do Calçado elegeu e empossou os novos integrantes da Diretoria Executiva e dos Conselhos de Administração e Fiscal da entidade para a gestão 2024-2026. Também foram aprovadas as contas do ano de 2023 e apresentado um relatório das atividades de 2024. A diretoria executiva é Ida Helena Thön e o vice-diretor: Angelo Reinheimer. O Museu Nacional do Calçado (MNC) foi criado em 20 de outubro de 1998 e está localizado no Câmpus I da Universidade Feevale. O espaço conserva a memória do setor coureiro-calçadista.