Aos 59 anos, Xi Jinping irá suceder Hu Jintao. Votação no Parlamento chinês é vista como uma mera formalidade pelo Partido Comunista.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O parlamento chinês elegeu nesta quinta-feira, dia 14 de março, Xi Jinping para a presidência da República. O ato é tido como uma formalidade para o novo chefe do Partido Comunista – PCC, que encerrou a transição iniciada em novembro de 2012 no comando da segunda maior potência econômica mundial.
“Anuncio agora o camarada Xi Jinping como presidente da República Popular da China”, informou Liu Yunshan, alto dirigente do PCC, que iria presidir a sessão da Assembleia Nacional Popular – ANP.
Aos 59 anos, Xi Jinping irá suceder Hu Jintao e terá como primeiro-ministro Li Keqiang, no lugar de Wen Jiabao.
Eleito para a liderança do PCC em novembro passado, Xi Jinping irá assumir o cargo de chefe de estado e passará a representar o país em nível internacional. A partir de então, ele comandará a nação chinesa pelos próximos dez anos.
Sua primeira viagem oficial ao exterior como presidente será em Moscou e está prevista para o final de março, a seguir, ele deverá partir para África.
Xi Jinping se comprometeu em novembro a combater crescente a corrupção no Partido Comunista e a melhorar a vida dos chineses. Primeiro dirigente nascido depois da fundação do regime comunista chinês por Mao Tse Tung, no 1949, Xi Jinping é filho de um dos heróis da revolução.
Informações de Portal G1
FOTO: Jason Lee / REUTERS