Inter vence o Chivas, de virada, diante de 50 mil colorados no estádio Beira-Rio, e é bicampeão da Libertadores. Agora, é rumo a Abu Dhabi brigar por mais um título Mundial.
Felipe de Oliveira [email protected] (Siga no Twitter)
A América é vermelha, de novo! Quem pintou foi o Internacional. Colorados estufam o peito e gritam em todo o Rio Grande do Sul: bicampeão da Libertadores!
Não poderia ser diferente. O estádio Beira-Rio virou um caldeirão na noite desta quarta-feira, dia 18. E dele sairia um banquete regado a Chivas. Enganavam-se, no entanto, os que diziam que seria fácil. Teve sofrimento. Foi a impressão da equipe do Portal novohamburgo.org.
O que ninguém duvidava era que a taça ficaria em Porto Alegre. E ficou depois da vitória colorada por 3 a 2, de virada, como em Guadalajara, na semana passada, quando o placar foi 2 a 1 para o Inter. Os mexicanos não suportaram a pressão exercida por mais de 50 mil torcedores e foram cozidos em Porto Alegre.
MUNDIAL – Agora, tudo é Abu Dhabi. O time do técnico Celso Roth se prepara para brigar também pelo segundo título Mundial. A semifinal da competição organizada pela Fifa está marcada para 14 de dezembro. Só falta saber o adversário. Chegando à final, dia 18 do mesmo mês, deve enfrentar o xará Internazionale de Milão.
Celso Roth, campeão
Tinha que ser assim, com a mão de Celso Roth. Se você acompanha futebol, sabe: ele sempre foi criticado por não ter um título importante. Segundo os críticos, agia mal em momentos decisivos. Dessa vez, a vitória passou por ele.
Alecsandro, lesionado, não podia jogar. Roth optou por Rafael Sóbis – vale lembrar que no título de 2006 ele marcou duas vezes na final contra o São Paulo, no Morumbi. Sóbis fez um dos gols da vitória desta quarta-feira, mas se machucou. O técnico chamaria Leandro Damião para marcar o seu. E tem mais… Lembra do Giuliano?
SUSTO – Se está no roteiro de uma final de Libertadores ter um pouquinho de drama, por que seria diferente com o Inter? O Chivas não veio só passear no Brasil. Com uma postura mais agressiva do que a apresentada no México, equilibrou as forças no primeiro tempo. Aos 42 minutos, De Luna cruza da direita, Bravo desvia de cabeça e Fabián, de voleio, acerta o ângulo direito de Renan para fazer 1 a 0.
Virada histórica
No segundo tempo, voltou o Inter de Celso Roth, de toque de bola, marcação avançada e vibração. O resultado viria aos 16 minutos. Kleber cruza rasteiro da esquerda e Rafael Sóbis toca no canto direito do goleiro Luis Michel. Era o empate. Tudo o que precisavam os donos da casa.
Aos 30 minutos, Leandro Damião dribla Ponce em velocidade, no meio-campo, entra na área e chuta cruzado. A bola bate no braço de Michel e entra. Virada colorada. Damião entrara no lugar de Sóbis, não esqueça! Giuliano também já estava em campo. Roth decidiu colocá-lo. O garoto marcou gols decisivos durante a campanha. Foi coroado com um golaço na final, aos 45. Entrou driblando a zaga e com um toque sutil deslocou o goleiro do Chivas.
CONFUSÃO – Aos 47 minutos, Bautista ainda cobraria falta no travessão para Patricio Araujo aproveitar o rebote e descontar: 3 a 2. Não tinha mais tempo para nada. Oscar Ruiz apitou o final do jogo. Aliás, teve tempo para uma confusão, isso sim. Os mexicanos partiram para cima dos colorados e a bagunça típica de Libertadores estava feita. Nada que pudesse atrapalhar a festa. O Inter é bicampeão da América.
Campanha colorada
Primeira fase
Inter 2 x 1 Emelec – 23/02/2010 – Beira-Rio (Porto Alegre)
Deportivo Quito 1 x 1 Inter – 11/03/2010 – Olímpico Atahualpa (Quito, Equador)
Cerro 0 x 0 Inter – 18/03/2010 – Atílio Paiva (Rivera, Uruguai)
Inter 2 x 0 Cerro – 31/03/2010 – Beira-Rio (Porto Alegre)
Emelec 0 x 0 Inter – 14/04/2010 – George Capwell – (Guayaquil, Equador)
Inter 3 x 0 Deportivo Quito – 22/04/2010 – Beira-Rio (Porto Alegre)
Oitavas-de-final
Banfield 3 x 1 Inter – 28/04/2010 – Florencio Solá (Buenos Aires, Argentina)
Inter 2 x 0 Banfield – 06/05/2010 – Beira-Rio (Porto Alegre)
Quartas-de-final
Inter 1 x 0 Estudiantes – 13/05/2010 – Beira-Rio (Porto Alegre)
Estudiantes 2 X 1 Inter – 20/05/2010 – Centenário (Quilmes, Argentina)
Semifinal
Inter 1 x 0 São Paulo – 28/07/2010 – Beira-Rio (Porto Alegre)
São Paulo 2 X 1 Inter – 05/08/2010 – Morumbi (São Paulo)
Final
Chivas 1 X 2 Inter – 11/08/2010 – Omnilife (Guadalajara, México)
Inter 3 x 2 Chivas – 18/08/2010 – Beira-Rio (Porto Alegre)
FOTOS: S.C. Internacional