As equipes lideradas pelo treinador Matheus Arena se preparam para uma semana intensa no cenário do handebol feminino gaúcho. De quinta-feira, 7, até sábado, 9, as representantes da Liga Hamburguense de Handebol (LHH/GuSch) entrarão em quadra em Campo Bom para disputar as fases decisivas dos campeonatos estaduais nas categorias cadete, juvenil, júnior e adulto. Após uma temporada de dedicação e preparação intensiva, as equipes agora visam conquistar os títulos em todas as categorias.
No primeiro confronto, na quinta-feira (7) às 16 horas, a LHH enfrentará a semifinal da categoria cadete contra a Associação Torrense de Handebol (ATHB-Torres). A equipe de Novo Hamburgo, já pentacampeã nessa categoria nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021, busca mais um título. No mesmo dia, às 19 horas, a LHH/GuSch disputará a final do Estadual Júnior contra a ATHB, buscando defender seu título anterior e conquistar o bicampeonato.
Na sexta-feira (8), os jogos começam às 8h30, com as invictas jogadoras da LHH iniciando a disputa da semifinal do Estadual Juvenil contra a equipe da Apahand, de Caxias do Sul. A Liga almeja o hexacampeonato nessa categoria, após vitórias em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021. Em caso de avanço para a final contra o vencedor da outra semifinal entre Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (SGNH) e ATHB, a partida está programada para as 17 horas.
À noite, às 19h30, a LHH/GuSch buscará uma vaga na final da categoria adulto contra a ACF/Prefeitura de Canoas. Se avançar, enfrentará na final ATHB ou Associação Esportiva Campo Bom (AECB/Feevale) no sábado (9), às 11h30. A equipe adulta da Liga se mantém invicta até o momento neste ano, almejando o tetracampeonato após conquistas nos anos de 2016, 2019 e 2022.
Nas categorias cadete, juvenil e júnior, a LHH conta com o apoio do projeto Handebol Esporte Para Todos, financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS LIE, com patrocínio de Himaco, DGT, MA Supermercado, Massas Scatolin e Linhanyl.
Além dessas conquistas, na última semana em Belo Horizonte (MG), cinco atletas da LHH/GuSch – Andressa Souza, Isadora Arce, Kauani dos Santos, Lauren Schumacher e Maria Clara de Oliveira – foram coroadas como campeãs invictas do Brasileiro de Seleções, representando o Rio Grande do Sul.