Mais de 61 mil veículos já foram fiscalizados pela Brigada Militar em ações da operação em todo o Estado
A Operação Lei Seca, comandada pela Brigada Militar em todo o Estado desde 2 de junho, fiscalizou mais de 61 mil veículos e abordou mais de 110 mil pessoas até a sexta-feira. O balanço foi divulgado às vésperas de a operação completar um mês.
Os números mostram ainda que foram autuados 724 veículos, recolhidos 431 e recuperados outros 21. Os efetivos dos órgãos de segurança fiscalizaram ainda 6.007 bares e 2.417 casas noturnas. No período, também foram presas 156 pessoas e apreendidas 28 armas.
A 6ª edição da Operação foi lançada na noite desta sexta-feira, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, com a presença do secretário da Segurança Pública, José Francisco Malmann, que defende a implantação de uma Lei Seca em todo o Estado, proibindo a venda de bebidas alcoólicas nas madrugadas dos dez municípios com maiores índices de criminalidade, incluindo Novo Hamburgo.
A Operação Lei Seca visa a prevenir a ocorrência de delitos, em todas as suas formas, em princípio sob a influência do álcool ou substância similar, onde se destaca o indicador de criminalidade homicídio.
Ela objetiva também prevenir e reprimir os crimes de trânsito, previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especialmente na direção de veículo automotor, submetendo a dano potencial a integridade de terceiros.
A operação será realizada semanalmente, sob formas de barreiras e de inspeções, sempre a partir das 23 horas, de sextas e sábados, com duração prevista de seis horas. Ocorrerá nas proximidades de locais de concentração de pessoas, onde haja ingestão de bebidas alcoólicas, e sempre que possível, com a participação de segmentos municipais competentes, visando a prevenir os delitos relacionados ao consumo de álcool nos dez municípios com maior incidência de homicídios.