Mais uma edição do Passo a Passo, desta vez como parte da programação pelos 80 anos de Novo Hamburgo
O prefeito de Novo Hamburgo em exercício, Raul Cassel; o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, e o presidente do IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos), Rui Guerreiro, apresentaram na manhã desta terça-feira, 19 de junho, o Projeto Novo Hamburgo Avança Passo a Passo, que mostra na Francal, em julho, a pujança da indústria calçadista da cidade, uma da precursoras da industrialização de calçados no Brasil.
Durante o evento, o Presidente do IBTeC, Rui Guerreiro ressaltou a importância e falou do orgulho com este Projeto. “Este é um ano em que todos dizem que nada deu certo, mas para nós, tudo está muito certo, pois temos parceria com um município como Novo Hamburgo”, destaca Guerreiro.
Para o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, Novo Hamburgo realmente é um pólo quando se fala em sapato. “Queremos que essa feira seja um divisor de águas, para que depois dela, as empresas tenham novo ânimo. Sempre lembrando que o nosso sapato não vai competir com o produto barato da China, mas sim com o produto que tem valor agregado, design, qualidade e tecnologia”, define.
Já o prefeito em exercício, Raul Cassel, lembrou que esta é uma maneira criativa de se enfrentar a dificuldade. “Esta não é a primeira crise, já passamos e superamos outras. São momentos quê marcam, pois as entidades se unem pelo bem comum, e o poder público tem o dever de participar e colaborar”, finaliza Cassel.
Detalhes da feira
A iniciativa, coordenada pelo IBTeC, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, que colocou a participação em São Paulo na programação oficial de comemoração aos 80 anos de emancipação da cidade. A iniciativa do IBTeC, terá participação de seis indústrias calçadistas da cidade – Marisol, Tchoco, Antonielli, Ricarelli, Crislly e Calçados Jacob.
O projeto conta com uma área de 648 metros quadrados na feira, realizada no Parque Anhembi, em São Paulo/SP, de 10 a 13 de julho. Serão mostradas linhas de produção de oito modelos de calçados diferentes (dois modelos infantis, quatro femininos e dois masculinos). Um dos modelos masculinos foi idealizado pela equipe do Laboratório de Biomecânica do IBTeC, com base nos resultados das pesquisas de conforto realizadas pelo instituto.
Nos quatro dias de feira, serão produzidos 500 pares de calçados. A proposta é mostrar a linha de produção, e os visitantes poderão interromper a produção para obter informações mais detalhadas sobre cada etapa. O objetivo não é produtividade, e sim, mostrar como se produz o calçado, ao mesmo tempo que apresenta novas tecnologias e novos equipamentos de produção para os fabricantes que visitam a feira.
Outras fábricas participam com amostras de seus produtos na vitrine dentro do projeto. O secretário de Indústria e Comércio de Novo Hamburgo, Diego Martinez, afirma que o espaço está aberto a todas empresas interessadas em participar da vitrine. Além disso, a estrutura da fábrica contará também com reproduções de obras da artista hamburguense, Ariadne Decker.
Para o secretário, a feira é um momento de recomeçar e de dar o brilho especial que a cidade merece. “Queremos projetar Novo Hamburgo como a capital da inteligência do calçado”, afirmou. Martinez destaca ainda que a importância do projeto está especialmente na oportunidade para as empresas de exporem um novo ciclo do calçado, manifestado pela inovação e tecnologia.