Promotores de várias Comarcas estarão engajados em defesa dos recursos hídricos e do meio ambiente
Para combater problemas que os rios enfrentam como o lançamento de efluentes domésticos e industriais e extensões urbanas em áreas de preservação permanente, que nesta sexta-feira, dia 04, foi lançada pelo Ministério Público estadual, a Rede Ambiental.
O evento ocorreu no Palácio do Ministério Público em Porto Alegre, e contou a presença de Promotores de Justiça de Várias Comarcas, subprocuradores e representantes dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Sinos e Gravataí. Também estiveram presentes: a hamburguense Dione Moraes, ambientalista e coordenadora do Movimento SOS Rio dos Sinos, Henrique Prieto, do Instituto Martim Pescador de São Leopoldo, o Comitesinos, representado pelo Rafael Altenhofen, e representante do Consorcio Pró Sinos.
Dione diz estar muito feliz com a ação, pois vai de encontro com suas preocupações com os crimes cometidos contra os recursos hídricos. “Esta iniciativa do Ministério Público Estadual vem suprir uma lacuna muito preocupante, no que diz respeito aos processos criminais na área ambiental. Esta rede dará mais agilidade aos processos e saneará aquela sensação de morosidade e até impunidade que nos enchia de preocupação, em relação às ocorrência de crimes ambientais”.
No lançamento da Rede, o procurador –geral da Justiça, Mauro Henrique Renner, ressaltou que a Instituição adotou o caminho da profissionalização e da racionalidade, e acredita que isso deve impactar na sociedade. Renner ainda acrescentou que o MP está colocando em prática diversas ações adotadas em seu mapa estratégico para os próximos anos.
A Rede
A atuação em rede é uma forma moderna de proteger o meio ambiente, onde a resolução dos problemas ambientais são discutidos não apenas por determinada comunidade, mas por toda a bacia hidrográfica. No início de março, foi lançada a Rede Ambiental do Litoral, que começou a discutir os problemas ambientais das lagoas e Bacias dos Rios Mampituba e Tramandaí.