Google lança nova ferramenta da web para concorrer com Wikipédia em pesquisas diversas
Você já se deu conta, que sempre que fazemos uma pesquisa qualquer no Google, um dos primeiros resultados que aparecem é um endereço da Wikipédia? Mas esses dias estão contandos. O gigante da internet percebeu esse filão, e se prepara para lançar uma nova feeramenta para reunir artigos sobre diversas áreas de conhecimentos, nos mesmos moldes da Wikipédia.
O Knol, como será chamada a novidade, terá algumas diferenças frente ao antecessor. As principais dizem respeito aos autores dos artigos, que serão identificados, e ao modelo de negócios, que ao contrário da Wikipédia, aceitará anúncios publicitários. Ou será que alguém tinha alguma ilusão de que o Google entraria nesse ramo por pura vaidade?
¨Acreditamos que conhecer os autores é um fator que vai contribuir significamente para que os usuários façam melhor uso do conteúdo¨, diz o vice-presidente de engenharia do Google, Udi Manber, sobre a identificação dos autores.
Enquanto o modelo Wikipédia continua se recusando a se render aos anúncios, a publicidade está pesente no Knol, ¨o autor poderá escolher se quer incluir anúncios, caso opte por isso, repassaremos parte dos recursos para ele¨, adiante Manber.
Ao contrário do que ocorre com a Wikipédia, em que todos podem editar e contribuir para a criação do conteúdo, os artigos serão criados por um único usuário. Isso fará com que cada autor seja responsável pelo que escreve, e cria uma concorrência entre os próprios autores do site, criando uma competição interna por atenção dos internautas.
O serviço Knol já está em fase de teste, mas somente usuários convidados podem testá-lo. A Fundação Wikipédia, organização sem fins lucrativos responsável pelo Wikipédia, foi receptiva a iniciativa do Google. Em comunicado oficial, a instituição diz ¨ quanto mais conteúdo de qualidade e de graça, melhor será para o mundo¨. Agora, é espera para ver a mais nova jogada do gigante Google.