Dias após a Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo aprovar 5% de reajuste para os servidores, uma decisão da Justiça do Trabalho causou alvoroço no Centro Administrativo Leopoldo Petry. É que uma ação do Sindisaúde-NH e Região foi considerada procedente e somam-se a esses 5%, outros 10,8%, retroativos a maio de 2021, aos servidores da Fundação de Saúde Pública (FSNH).
Nos anos de pandemia, os servidores não ganharam reajuste salarial, conforme o diretor Angelo Louzada, representante da FSNH no sindicato. “Em 2022 pedimos a reposição, porém a Prefeitura não quis negociar. Após várias tentativas de se chegar a um percentual bom para as duas partes, foi sugerido um índice de 15%”, diz o servidor, destacando que as perdas acumulavam 21%.
À época, a Prefeitura ofereceu 10,89%. “Chegamos a falar na Câmara de Vereadores e expor sobre a reposição e o período de pandemia, mas não mudaram o percentual de 10,89%”, acrescenta Louzada. “Argumentamos que se a Prefeitura colocasse mais 4.11%, além dos 10.89%, chegaria nos 15% sugeridos e estava fechado o assunto.”
O caminho foi a Justiça do Trabalho, uma vez que os fucionários da Fundação são regidos pela CLT. E a sentença foi favorável aos trabalhadores.
A Prefeitura vai precisar calcular o impacto da decisão na folha de pagamento. Por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal – há risco da Prefeitura estourar o teto – muito provavelmente haverá recurso. O assunto é tratado pelo jurídico do Executivo.
Faisal substitui Heliomar
O cargo na liderança partidária do Republicanos na Assembleia Legislativa do Estado, ocupado até o mês passado pelo delegado Heliomar Franco, pré-candidato a prefeito de São Leopoldo, já está ocupado. E por outro pré-candidato, porém, de Campo Bom. O ex-prefeito, ex-secretário da Educação e ex-deputado estadual Faisal Karam foi nomeado semana passada, conforme o Diário Oficial Eletrônico. A indicação é do deputado Delegado Zucco.
Lüders segue no PSDB. Por enquanto
Desde a semana passada comenta-se no meio político que o vice-prefeito de Novo Hamburgo, Márcio Lüders, deixou o PSDB. Não, segundo ele não confere. Tucano desde a segunda metade do ano passado, quando deixou o MDB, Lüders acompanha a movimentação, especialmente diante do racha entre as duas alas do partido. Entende que a divisão prejudica a construção, por isso pretende conversar com lideranças estaduais. Agora, voar para longe do ninho não é impossível.
Faltou planejar o trânsito
Uma vez por ano os motoristas comemoram seu dia com carreata que passa por praticamente todos os bairros da cidade. Uma grande festa. No entanto, neste domingo teve hamburguense reclamando. Especialmente quem pretendia deixar a cidade e reside na região central se deparou com diversos bloqueios. Um cidadão relata que não conseguiu atravessar a Avenida Nações Unidas para ir na direção da BR-116. A cada cruzamento tinha que voltar.
Vidas que ficam na estrada
Enquanto a União gasta milhões para duplicar a ponte sobre o Rio dos Sinos em São Leopoldo, em obra que anda em ritmo de tartaruga, o trecho norte da rodovia BR-116, nos limites de Novo Hamburgo e Estância Velha, segue fazendo vítimas. São dez em meio ano. Dez vidas interrompidas. Mais do que na hora dos nossos deputados, estaduais e federais, além dos prefeitos, se unirem por uma solução.
Reverência à…
…Seleção Brasileira de Futebol Feminino, pela estreia com goleada por 4 a 0 sobre o Panamá na Copa do Mundo.