Em entrevista ao Conversa de Peso, vereador Juliano Souto compartilhou sua história de vida, destacou projetos no Legislativo e reforçou apoio à implantação do modelo cívico-militar na rede municipal.
O vereador de Novo Hamburgo, Juliano Souto (eleito em 2024 com quase 4 mil votos, a segunda maior votação entre os eleitos), participou do programa Conversa de Peso, apresentado por Rodrigo Steffen, e compartilhou sua trajetória marcada por superação pessoal, defesa de valores conservadores e atuação política. Natural de Porto Alegre e criado em meio a desafios familiares, Souto destacou a importância do Colégio Militar em sua formação, falou sobre a implantação de escolas cívico-militares e avaliou seus primeiros meses de mandato na Câmara Municipal.
Criado pelos avós paternos após perder a mãe em um acidente aos 12 anos e conviver com o pai alcoólatra, Juliano Souto construiu uma história de superação que, segundo ele, moldou seu caráter e disciplina. A experiência no Colégio Militar de Porto Alegre — onde ingressou com o apoio de familiares militares — foi um divisor de águas, oferecendo-lhe estrutura, valores e as primeiras vivências no ambiente político, ao participar do grêmio estudantil.
Formado em Direito pela Uniritter e em Teologia pela FATAI, Souto atuou como empresário, consultor jurídico, diretor na Prefeitura de Sapiranga e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Também foi vice na chapa do Delegado Rodrigo Zucco à Prefeitura de Novo Hamburgo em 2020.
Defesa do modelo cívico-militar
Entre suas bandeiras, o vereador destaca o projeto da Escola Cívico-Militar, que considera uma alternativa para resgatar disciplina e valores nas instituições de ensino. Souto explicou que, diferentemente do Colégio Militar, o modelo cívico-militar mantém professores e diretores da rede regular, mas com acompanhamento externo de militares aposentados para atividades extraclasses e reforço da disciplina.
Em Novo Hamburgo, a Escola Osvaldo Aranha chegou a ser indicada para o programa, com R$ 600 mil já previstos para adaptação, mas o projeto foi interrompido no âmbito federal. Souto apresentou um projeto de lei municipal para viabilizar a iniciativa localmente, com apoio do prefeito e expectativa de aprovação na Câmara.
Atuação no Legislativo
Nos primeiros seis meses de mandato, Juliano Souto aprovou duas leis de autoria própria, participou de outras por meio de emendas e pedidos de urgência, e apresentou 18 moções. Ele ressalta a importância de manter proximidade com a comunidade e atendimento humanizado no gabinete, mesmo quando as demandas extrapolam as competências do vereador.
“Nem sempre conseguimos resolver, mas as pessoas precisam sentir que estamos tentando. Nosso mandato é para servir”, destacou.
Perspectivas políticas
Ao comentar o cenário para 2026, Souto reafirmou seu alinhamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro e figuras como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o deputado federal Luciano Zucco, apontado como possível candidato ao governo do Estado. Questionado sobre sua participação na eleição, disse que seguirá as decisões do grupo político e que há possibilidade de assumir a presidência da Câmara em 2026, caso acordos internos sejam mantidos.
Compromisso com a cidade
Ao final da entrevista, Juliano Souto agradeceu a oportunidade de falar diretamente com a população hamburguense e reforçou seu compromisso: “Podem gostar mais ou menos, mas precisamos que a cidade seja cada vez melhor. Contem conosco e com o nosso mandato.”
Clique na imagem abaixo para assistir ao Conversa de Peso com Juliano Souto no canal da Vale TV no YouTube:
LEIA TAMBÉM: Juliano Souto é eleito presidente da Cojur
Entrevista para o programa Conversa de Peso, com Rodrigo Steffen.