Neste meu espaço de hoje quero homenagear 3 bandas que iniciaram suas trajetórias de sucesso no ano em que eu nasci: 1968! A primeira eu costumo dizer que tenho a sua idade, eu nasci em 3 de janeiro de 1968, dois dias depois em 5 de janeiro de 1968 nasceu Os Atuais um conjunto musical de Tucunduva, no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, são conhecidos como «Os Reis do Baile», conquistaram quatro discos de ouro e a marca de mais de 1.650.000 cópias vendidas, a banda possui inúmeros sucessos nesta brilhante carreira de 56 anos de história. Já gravaram músicas com artistas como Tinoco, As Marcianas e Carmem Silva, têm composições regravadas por Rick e Renner, participaram dos principais programas de TV dos anos 1980 e 1990.
Danúbio azul e sua origem germânica

A segunda banda que completa 56 anos neste 2024 é a banda Danúbio Azul, fundada em 27 de janeiro de 1968, na cidade de Crissiumal, no noroeste do Rio Grande do Sul. O nome Danúbio Azul surgiu através de uma enquete feita nas emissoras de rádio da região no ano de 1968, vários nomes foram apontados , mas o nome vencedor foi indicado por Isolde Focking participante da enquete, Danúbio Azul foi escolhido até porque a banda interpretava músicas de origem Germânica, A valsa Strauss Danúbio Azul teve influência no nome assim como o Rio Danúbio que é o segundo rio mais longo da Europa depois do Volga, sua nascente está situada na Floresta Negra, na Alemanha, e deságua no Mar Negro. No ano de 1978 com 10 anos de existência, a banda Danúbio Azul gravou seu primeiro trabalho, ainda em disco de vinil, um disco totalmente orquestrado, onde predominava os instrumentos de sopro, com o passar do tempo a banda foi evoluindo e se adaptando às novas tendências.
Os Serranos e a música tradicional gaúcha

A terceira banda que comemora 56 anos em 2024 é Os Serranos, tradicional conjunto musical gaúcho, criado em 20 de setembro de 1968 em Bom Jesus, cidade localizada na serra do Rio Grande do Sul, no CTG Presilha do Rio Grande. No início dos anos 1960, Edson Dutra e Frutuoso Araújo formaram uma dupla de acordeonistas. Atendendo a pedidos de contratantes, passaram a integrar outros instrumentistas, dando origem aos Serranos. O nome veio da origem de Dutra e Araújo, a Serra Gaúcha. Gravaram o primeiro compacto duplo em 1969, pela gravadora Copacabana. O segundo disco, um LP, foi lançado três anos depois, e chamou-se Nostalgia Gaúcha. O grupo venceu duas vezes a Califórnia da Canção Nativa, maior premiação da música gaúcha, mas pouco comum para conjuntos de baile: em 1980, com Veterano (Antônio Augusto Ferreira/Ewerton Ferreira), interpretada por Leopoldo Rassier, e em 1982, com Tertúlia (Jader Morecy Teixeira). Os Serranos fazem espetáculos e tocam em bailes pelo Brasil e também se apresentaram em cidades de países do Mercosul. Em dezembro de 2003, o conjunto realizou a primeira turnê pelos Estados Unidos, se apresentando em Miami, Newark e Boston. Desde 2004, Os Serranos produzem e apresentam um programa semanal de rádio, chamado Encontro com os Serranos, veiculado por mais de 110 emissoras no sul do país, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e no Paraguai. Lançaram dois DVDs: Os Serranos – Ao Vivo na Expointer e o Os Serranos 40 anos – Sempre Gaúchos! (2009). Parabéns ao meu amigo Edson Dutra e todos os integrantes dessa trajetória de sucesso!
