Coletores são espalhados pela cidade para descarte
Desde junho de 2024, Ivoti possui coletores específicos para vidro espalhados por diversos pontos da cidade. Em pouco mais de um ano, essa iniciativa já recolheu cerca de 6 toneladas em 2024 e 8 toneladas em 2025.
Para onde vai o vidro
A reciclagem do vidro segue etapas bem definidas: coleta, triagem (retirada de impurezas como tampas e rótulos), lavagem, trituração em pequenos cacos, fusão em fornos acima de 1300°C e, por fim, moldagem em novos produtos. Entre os materiais recicláveis estão garrafas, potes, frascos de alimentos, perfumes, remédios, copos e pratos de vidro limpos. Já itens como espelhos, lâmpadas, porcelanas, cristais e vidros automotivos não devem ser descartados nos coletores, pois podem conter contaminantes ou ter composição diferente que inviabiliza a reciclagem.
A prefeitura alerta para a população realizar o descarte de forma correta, limpando os recipientes, removendo rótulos e tampas e evitar descartar materiais quebrados nos pontos de coleta.
Confira os locais onde os pontos de coletas foram instalados:
- Ecoponto ao lado da Prefeitura (Praça Emancipação)
- Praça Concórdia (Chafariz)
- Praça Graça Aranha
- Próximo ao Bar do Gordo
- Escola Jardim Panorâmico
- Área de lazer (quadra de areia) da Escola Ildo Meneghetti
Essa ação é uma parceria entre a empresa Vidrofix, de São José do Hortêncio/RS, e a Secretaria Municipal do Ambiente (SMA), com apoio do programa internacional “Vidro Vira Vidro”, da francesa Verallia. Além dos coletores, a cidade possui também três ecopontos: Praça Ecológica, Praça Bom Jardim e CEAMI, onde a comunidade pode separar e descartar diversos tipos de resíduos.
Além de ampliar a reciclagem, essa operação visa conscientizar a comunidade sobre a importância de dar o destino correto aos resíduos.
Sobre a empresa Vidrofix:
A Vidrofix é a maior empresa de reciclagem de vidro do sul do Brasil, com atuação nos três estados da região – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A empresa processa mais de 3 mil toneladas de vidro por mês, sendo uma importante fornecedora da Verallia, multinacional do setor vidreiro com sede em Campo Bom.
LEIA TAMBÉM:
Estudantes de Dois Irmãos se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática