Medida prevê que cada operadora será responsável pela implantação da infraestrutura em localidades específicas.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Anatel concedeu na última quinta-feira, dia 18 de abril, a aprovação prévia para o acordo de compartilhamento de infraestrutura e radiofrequência entre Oi e TIM para a implantação dos serviços 4G nas cidades sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. A medida também vale para as estações radiobase, operadoras que utilizarão os blocos da faixa de 2,5 GHz licitados em 2012.
Pelo projeto apresentado, a Oi será responsável pela implantação da rede de acesso no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Salvador. Já a TIM será cuidará do serviço em Recife. A ação precisa estar finalizada até o próximo dia 30/4.
A segunda fase diz respeito as outras cidades que sediarão a Copa do Mundo. Isso significa que até 31 de dezembro, a TIM ficará responsável pelas cidades de São Paulo, Natal e Curitiba, enquanto a Oi fará a implantação do 4G em Porto Alegre, Manaus e Cuiabá.
O projeto prevê que as operadoras devam manter independência em fatores como; gestão do espectro, operações comerciais, atendimento aos clientes e, principalmente, na garantia de qualidade do serviço
Até o momento, a autorização foi dada em caráter provisório. Está previsto um prazo, não divulgado, para que os fornecedores dos equipamentos adotem a possibilidade de transmissão em frequências diferentes.
Informações de convergenciadigital.uol.com.br
FOTO: ilustrativa / istoedinheiro.com.br