Pitangueiras, goiabeiras, araçazeiros, ipês e guajuviras serão disponibilizadas para compensar remoções e podas ilegais, por exemplo.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Os moradores de Novo Hamburgo que têm interesse em plantar mudas de árvores nativas em suas propriedades podem se candidatar a receber as espécies na Secretaria do Meio Ambiente – Semam.
O Cadastro de Recebimento de Plantio é uma forma de promover o plantio de árvores, tanto na área rural como urbana, de forma a compensar remoções e podas ilegais, desmatamento ou queimadas. Quem explica é Luciano Correa, biólogo da Semam e responsável pelo projeto. “Assim, o infracionado adquire as mudas e repassa ao interessado”, esclarece.
O cadastro deve ser feito pelo e-mail [email protected]. Basta informar nome, endereço, telefone de contato e a quantidade de mudas que deseja receber. Alguns exemplos de árvores que poderão ser plantadas são pitangueiras, goiabeiras, araçazeiros, ipês e guajuviras. As espécies são ideais para o plantio tanto em áreas rurais, sítios de lazer e também residências urbanas, por se tratarem de espécies de pequeno e médio porte (atingindo, em média, de quatro a seis metros de altura).
Correa destaca que, na hora de plantar uma árvore, o interessado deve sempre verificar o espaço que tem disponível para o plantio e a muda que deseja adquirir. Além disso, diz ser importante o cuidado com a interferência nos passeios públicos, tubulações e com a rede de iluminação pública.
Informações de Imprensa PMNH
FOTO: ilustrativa / GettyImages