Desde o domingo passado, dia 16, as inscrições ao Exame foram reabertas online na Página do Participante, com o login único no portal do governo federal do Gov.br. O participante que esquecer a senha cadastrada terá a opção de recuperá-la no mesmo site.
No período regular, que terminou dia 14, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou mais de 259.000 inscrições de gaúchos. Devido a catástrofe climática os moradores no Rio Grande do Sul têm uma semana extra.
Gaúchos também têm isenção
O Governo Federal também isentou todos os moradores do Rio Grande do Sul da taxa de inscrição. Porém, o Ministério da Educação e o Inep alertam que o benefício não garante a participação no Enem 2024, sendo obrigatória ainda a inscrição online.
Dois dias de Enem
As provas objetivas e a redação serão aplicadas nos dois primeiros domingos de novembro, dias 3 e 10. O Ministério da Educação, no entanto, avalia a necessidade de aplicação das provas no Rio Grande do Sul em uma nova data.
O edital do Enem 2024 determinou que no primeiro dia serão aplicadas as de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração. No último dia serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática. A aplicação terá 5 horas.