O número de estudantes da rede pública estadual inscritos no Enem quase triplicou no Rio Grande do Sul, em comparação ao ano passado. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização das provas, foram 70.000 inscrições em 2024, representando 89% dos concluintes do 3º Ano do Ensino Médio nas escolas estaduais e municipais. Em 2023, cerca de 26.000 alunos se inscreveram para o Enem.
Devido ao impacto das enchentes e inundações de maio, todos os candidatos gaúchos foram isentos da taxa de inscrição neste ano. Já o Mutirão Enem 2024, coordenado pela Seduc, promoveu diversas ações na rede estadual, incluindo atividades de divulgação e campanhas criadas pelos próprios alunos para estimular a participação nas provas.
Enem 2024
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, cobrindo conteúdos de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Além das questões de múltipla escolha, o candidato também precisa escrever uma redação.