No município, cinco escolas municipais atendem gratuitamente este público.
A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) desponta como uma possibilidade concreta para aqueles que buscam retomar os estudos e traçar um plano de vida para o futuro. Nessa modalidade de ensino, pessoas a partir dos 15 anos de idade que, por diferentes circunstâncias, não tiveram acesso à educação formal encontram uma nova chance de desenvolver conhecimentos e habilidades. Além de criar um ambiente inclusivo e estimulante, em que os estudantes têm a possibilidade de crescer pessoalmente, expandir sua visão de mundo e transformar suas vidas por meio do conhecimento, a EJA representa melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Em Novo Hamburgo, cinco escolas municipais atendem gratuitamente este público. “O acesso à educação é direito de todos e por isso investimos na EJA como possibilidade de ampliar a oferta de formação de qualidade a toda a comunidade. O conhecimento nos dá possibilidade de escolha e sempre é tempo para retomar os estudos e dedicar-se ao seu projeto de vida com mais oportunidades e realizações”, afirma a secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli.
Inscrição online
As inscrições para o segundo semestre podem ser feitas entre os dias 12 e 23 de junho, pelo link. Os interessados também podem entrar em contato com as Escolas Municipais de Educação Básica que oferecem esta modalidade: EMEBs Boa Saúde, Elvira Brandi Grin, Eugênio Nelson Ritzel, João Baptista Jaeger e Senador Salgado Filho. Confira endereços abaixo. Para realizar a inscrição é preciso apresentar RG e comprovante de residência em Novo Hamburgo.
Oportunidade de recomeço
Aos 77 anos de idade, a aposentada Deotília Antonia de Moraes encontrou na EJA a oportunidade de realizar o sonho de aprender a ler e escrever. Moradora da Vila Diehl, ela sempre frequentou a EMEB Eugênio Nelson Ritzel como mãe e avó de estudantes. Agora, todas as noites, é ela quem estuda na escola que durante o dia recebe seus bisnetos. “Nunca imaginei que eu teria a oportunidade de estudar nessa escola. Estou muito feliz em aprender tantas coisas e poder realizar meu sonho de ler um livro”, comemora.
As aulas acontecem no turno da noite e as atividades buscam desenvolver as habilidades e competências para o exercício da cidadania e do projeto de vida desses estudantes. Por este motivo, a Secretaria de Educação (SMED) realiza uma série de formações para os professores que atuam na EJA, tratando das especificidades e assuntos pertinentes a este público. “O trabalho com essa modalidade é diferenciado já que envolve o resgate do sentido da escola e das aprendizagens mais formais, além da sensibilidade do professor quanto ao contexto em que esses estudantes estão inseridos, que deve ser o ponto de partida para o trabalho pedagógico”, comenta a professora e assessora pedagógica da SMED, Joseane Matias.
Escolas que oferecem EJA:
- EMEB Boa Saúde
Rua 22 de Outubro – Bairro Boa Saúde
(51) 3595-7765 – (51) 98021-5295
- EMEB Eugênio Nelson Ritzel
Rua da Conquista, 411 – Vila Diehl
(51) 99373-4095
- EMEB João Baptista Jaeger
Rua Valparaíso, 431 – Bairro Santo Afonso
(51) 3587-8131
- EMEB Sen. Salgado Filho
Rua Vereador Oscar Horn, 1046 – Bairro Canudos
(51) 3595-3059
- EMEB Elvira Brandi Grin
Rua Travessão, 810 – Bairro Rondônia
Telefone (51) 30691121