Segundo uma pesquisa apresentada pelo Banco Central, com dados coletados no dia 23, aponta que a inflação deve chegar ao final do ano com índice inferior a 4%
Um centena de analistas de mercado foram ouvidos pelo Banco Central na última sexta-feira dia 23. A partir disso, fizeram uma estimativa média do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro para a inflação oficial, e este apontou que a inflação deve terminar este ano em 3,87%.
O Boletim Focus mostra os resultados, divulgado hoje, dia 26 pelo Banco Central, onde aponta que a pesquisa manteve o patamar da consulta da semana anterior e continua apontando para um IPCA de 4% em 2008. O documento revela, por exemplo, que todas as simulações de inflação estão abaixo da meta de 4,5%, tanto no varejo quanto no atacado.
Houve pequena elevação, de 0,29% para 0,33%, no prognóstico de IPCA para este mês, mas os analistas mantiveram a projeção de 0,30% para a inflação de abril e reduziram, de 3,79% para 3,73%, a estimativa de inflação para os próximos 12 meses.
O Boletim Focus prevê redução, de 3,80% para 3,70%, nos reajustes acumulados deste ano para os preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, educação, medicamentos, água, saneamento, transporte urbano e outros), e manteve a projeção de 4% para 2008.
A Fundação Getúlio Vargas mostra sinais divergentes para as simulações dos dois indicadores de preços no mercado atacadista. O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) caiu de 4,11%, na semana anterior, para 4,09%, enquanto o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou de 4,05% para 4,07% no mesmo período e estão quase empatados.
Fonte: Agência Brasil