Em junho deste ano, a região do Vale do Sinos foi fortemente afetada por conta de um ciclone extratropical. Diversas residências foram alagadas com altos volumes de chuva, e nesse momento, a população demonstrou estar unida em diversos atos de solidariedade com as vítimas.
Com as chuvas de setembro, a região não foi tão fortemente afetada. Desta vez, municípios do Vale do Taquari foram os mais prejudicados. Cidades como Roca Sales e Muçum tiveram suas estruturas completamente abaladas.
As cidades da nossa região, mesmo ainda se recuperando, vão fazendo mobilizações em prol dos municípios. Diversas entidades e prefeituras fizeram e seguem fazendo doações de alimentos, água potável e mão de obra aos mais atingidos.
Campo Bom
Os campo-bonenses estão fazendo bonito. Em um ato de solidariedade, a população arrecadou mais de uma tonelada de alimentos não-perecíveis, mais de 1,5 mil litros de água, quase 200 litros de leite, mais de 1,5 mil rolos de papel higiênico e muitos outros produtos de higiene e de limpeza.
As arrecadações foram recolhidas no Ginásio do Cei e serão encaminhadas nesta terça-feira, 12, para o Vale do Taquari.
Dois Irmãos
Os voluntários de Dois Irmãos estão na cidade de Muçum ajudando na limpeza de casas e espaços, para que as famílias possam aos poucos reconstruir sua vida. Eles foram através da ação Ônibus do Bem, organizada pela Administração Municipal em parceria com a empresa Wendling.
Estância Velha
Os moradores de Estância Velha arrecadaram milhares de donativos como alimentos, roupas, água, bem como itens de higiene e limpeza. Os caminhões já partiram e foram levar grande parte dos donativos às cidades mais atingidas.
Ivoti
As primeiras doações arrecadas em Ivoti já foram enviadas aos municípios do Vale do Taquari. Foram, ao todo, dois caminhões e uma camionete com itens de higiene pessoal, limpeza, alimentos não perecíveis, água potável e rações para cães e gatos.
Morro Reuter
Em Morro Reuter, uma ação da Prefeitura Municipal com empresas locais proporcionou a ida de 16 voluntários às cidades mais atingidas. As vagas foram prontamente preenchidas por voluntários e a saída será nesta terça-feira, às 5 horas da manhã, em frente à prefeitura, e retorno no final do dia.
Novo Hamburgo
A prefeitura de Novo Hamburgo disponibilizou os pavilhões da Fenac para servirem como ponto de arrecadação para as doações e posteriormente ao envio dos materiais. Segundo a prefeita Fátima Daudt, os hamburguenses estão dando um show de solidariedade e as doações não param de chegar.
São Leopoldo
Uma força-tarefa de maquinários e trabalhadores leopoldenses segue atuando de forma ostensiva junto às cidades do Vale do Taquari.
Uma equipe do Semae atua com servidores, caminhões e retroescavadeiras nos trabalhos de limpeza da cidade de Roca Sales, uma das mais atingidas. Outra equipe enviada pelo município atua com servidores e trabalhadores terceirizados com caminhão caçamba, retroescavadeira e caminhão sugador no município de Muçum, também fortemente devastado pelas cheias.